28 de outubro de 2021

Professoras de Psicologia da UniFAI organizam livro fruto de produção científica da especialização em Psicologia da Saúde

Professoras de Psicologia da UniFAI organizam livro fruto de produção científica da especialização em Psicologia da Saúde
As docentes Maria de Fátima Belancieri e Magda Arlete Vieira Cardozo participam nesta sexta, 29, de um bate-papo de lançamento da obra no canal do YouTube da editora CRV

Com o objetivo de sistematizar parte da produção científica do curso de Pós-Graduação em Psicologia da Saúde, duas professoras do curso de Psicologia do Centro Universitário de Adamantina (UniFAI) organizaram o livro “Multiplicidades e Desdobramentos da Atuação em Psicologia da Saúde”, lançado no último dia 19, durante a abertura dos Congressos Científicos da instituição.

 

No prosseguimento da divulgação da coletânea, as professoras Dra. Maria de Fátima Belancieri, coordenadora do curso Pós-Graduação lato sensu em Psicologia da Saúde da UniFAI e Ma. Magda Arlete Vieira Cardozo, coordenadora do curso de graduação em Psicologia, participam de um bate-papo de lançamento da obra na 51ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia nesta sexta-feira, 29, às 16h, que será transmitido pelo canal da editora CRV no YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=n1AbpQWeKh4) sobre o conteúdo da obra de oito capítulos.

 

“Estendemos o convite para a leitura de uma pequena parcela do que se produziu no curso de Psicologia da Saúde até este momento”, afirmam as organizadoras.

 

O livro é comercializado pela editora CRV e posteriormente estará disponível nas livrarias. A pessoa interessada em adquiri-lo poderá entrar em contato pelos e-mails [email protected] ou [email protected].

 

Conteúdo da obra

 

O livro é aberto com o capítulo “Psicologia da saúde: práticas em saúde e qualidade de vida”, escrito por Maria de Fátima. Já o capítulo 2 trata sobre Música e Psicologia: intersecções e possibilidades de intervenções terapêuticas, produzido por Luana Zerbini e Prof.ª Magda Arlete Vieira Cardozo.

 

O capítulo 3 traz as Intervenções psicológicas no tratamento da psoríase, elaborado por Letícia School da Silva e Prof.ª Magda Arlete Vieira Cardozo.

 

No quarto capítulo, Daruana Alves de Almeida e Prof.ª Magda Arlete Vieira Cardozo discorrem a respeito do aumento da violência doméstica e sua relação com a pandemia do novo coronavírus.

 

O capítulo 5 descreve as Práticas de prevenção e posvenção do suicídio no Brasil, produzido por Laís Daniel Ferreira e Prof.ª Ana Vitória Salimon C. dos Santos, membro da Associação Brasileira de Estudos e Prevenção de Suicídio (ABEPS) e responsável técnica do Núcleo de Psicologia da UniFAI.

 

A “Psicologia das Emergências e Desastres: depoimentos dos sobreviventes da tragédia de Brumadinho e o papel do psicólogo nesse contexto” é trabalhada no capítulo 6 por Daiane Costa dos Santos, Profª Maria de Fátima Belancieri e Oséias Nicolau de Freitas.

 

No capítulo 7, Wilson Cezar Barros e a Profª Maria de Fátima Belancieri escrevem sobre “Polícia Militar: sofrimento psíquico e reconhecimento social”.

 

O capítulo 8, final, aborda o Corpo de Bombeiros: aspectos psicológicos e qualidade de vida, produzido por Carolinne Amanda Campano dos Santos e Thaísa Angélica Déo da Silva Bereta.

 

A Psicologia da Saúde foi regulamentada como especialidade em 2016. Na UniFAI, o curso de especialização existe desde 2001.

 

Para mais informações sobre o curso, entre em contato na Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação pelo [email protected] ou pelo telefone (18) 3502-7010.

Bate Papo Professoras Psicologia_ Magda E Maria De Fátima

Por Priscila Caldeira

Compartilhe esta notícia