21 de outubro de 2021

Professora de Psicologia da UniFAI publica capítulo de livro sobre Educação Especial

Professora de Psicologia da UniFAI publica capítulo de livro sobre Educação Especial

A professora do curso de Psicologia do Centro Universitário de Adamantina (UniFAI), Drª Maria de Fátima Belancieri, teve o capítulo de livro intitulado: “Educação Especial na Perspectiva Inclusiva: as políticas públicas sob a ótica dos professores do ensino fundamental”, publicado no site da Cultura Acadêmica.

 

O lançamento dos “Cadernos de Docência na Educação Básica VIII – Tendências e Inovações Educacionais” ocorreu no último dia 22, no canal do Youtube da editora.

 

Doutora em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), a Prof.ª Maria de Fátima produziu o capítulo em coautoria com Gislaine Ferreira Menino-Mencia, doutora em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), campus Bauru, e Vera Lucia Messias Fialho Capellini, doutora em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFscar) e vice-diretora da Faculdade de Ciências da Unesp de Bauru.

 

Para as autoras, embora se tenha alcançado avanços na implementação da Educação Inclusiva, no tocante ao acesso e permanência, ainda há um longo caminho a trilhar. É preciso maior investimento na formação de professores, tanto inicial quanto continuada, para uma prática pedagógica, de fato, inclusiva.

 

“Ficou claro neste capítulo a necessidade de políticas públicas que atendam a todos os alunos sem distinção, que, para além de garantir os direitos das pessoas com deficiência, garanta que as Leis sejam cumpridas no contexto diário das escolas e salas de aula”, afirma a docente.

 

O livro está disponível gratuitamente no site da Cultura Acadêmica em www.culturaacademica.com.br/catalogo/cadernos-de-docencia-na-educacao-basica-viii-tendencias-e-inovacoes-educacionais/

 

 

Publicação com estudante de Psicologia

 

A Prof.ª Maria de Fátima também registra participação na escrita do livro: “A Pesquisa em Psicologia: Contribuições para o Debate Metodológico”. Em coautoria com o estudante Felipe da Silva Bazilio, orientando do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), escreveram o capítulo: “A compreensão dos sonhos na Clínica Fenomenológico-Existencial: um estudo teórico”.

 

A publicação integra uma coletânea de 27 artigos e está disponível em atenaeditora.com.br/post-ebook/4391.

 

MARIA DE FÁTIMAOrientando Psicologia Felipe BazilioPublicação Em Coautoria Com Orientando Psicologia (3)

Fonte: Priscila Caldeira

Compartilhe esta notícia