17 de maio de 2022

Professor da UniFAI retoma atividades como pesquisador na Cátedra Unesco

Professor da UniFAI retoma atividades como pesquisador na Cátedra Unesco
Entre 1999 e 2008 o Prof. Me. Sérgio Barbosa desenvolveu atividades junto ao órgão na condição de coordenador do Departamento de Comunicação da então FAI

A Cátedra Unesco/Umesp de Comunicação para o Desenvolvimento Regional está localizada em Rudge Ramos, São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, desde o ano de 1998, portanto, são mais de duas décadas de atividades diversas na área da Comunicação com interfaces afins aos objetivos midiáticos.

Deve-se registrar que as antigas Faculdades Adamantinenses Integradas (FAI), atual Centro Universitário de Adamantina (UniFAI), consta nos Anais de Pesquisa publicados pela Cátedra até o ano de 2018, ainda, sob a direção do Prof. Dr. José Marques de Melo (in memoriam), como Instituição parceira das atividades com promoção e execução, ainda, sob a chancela institucional da Unesco/Metodista.

Eventos e publicações

Entre os anos de 1999 e 2008, a UniFAI promoveu e executou oito eventos em parceria com a Cátedra Unesco, bem como, publicou em coedição, quatro livros, sendo que uma das publicações que recebeu o título de “Mídia e Saúde” se tornou uma referência no debate envolvendo as respectivas áreas e suas relações mercadológicas.

De acordo com o então diretor titular da Cátedra, Prof. Dr. Marques de Melo, a FAI, hoje UniFAI, depois da Universidade Metodista de São Paulo (Umesp), marca presença institucional na sequência.

Em 2006, a Instituição recebeu “Diplomas de Honra ao Mérito” pelos relevantes serviços prestados nas atividades acadêmicas em parceria com a Cátedra, outorgados nas comemorações dos dez anos da Unesco/Metodista aos docentes Prof. Dr. Gilson João Parisoto (in memoriam), diretor geral, e Prof. Me. Sérgio Barbosa, que nesse período desenvolvia atividades acadêmicas como coordenador do Departamento de Comunicação – De.Com (Jornalismo e Publicidade & Propaganda) e diretor/jornalista responsável pela Rádio Cultura FM.

Neste ano, a então FAI, também, foi reverenciada como Instituição “Emblemática”, tendo em vista a localização, ou seja, no interior do estado de São Paulo, e pela promoção e execução de eventos importantes, entre os quais, o II e III ComSaúde- Conferência de Comunicação e Saúde e Simpósio sobre a Escola Latino-Americana de Comunicação, ainda, todas as atividades foram realizadas no Câmpus II.

Representante da UniFAI

Neste cenário de atividades que envolvem diversas áreas de atuação da Cátedra Unesco/Umesp, agora sob a coordenação do diretor titular, Prof. Dr. Antonio Roberto Chiachiri Filho, faz-se necessária a participação de pesquisadores colaboradores, assim, o professor Sérgio Barbosa está retornando para tais atividades sob a chancela da Cátedra Unesco/Umesp.

Desde o ano passado, por meio da atuação do Prof. Sérgio, foram realizadas diversas reuniões via internet entre o diretor da Cátedra e representantes de instituições de Goiás, Rio de Janeiro e São Paulo.

Também, participou de uma reunião em abril, o reitor da UniFAI, Prof. Dr. Alexandre Teixeira de Souza, e o diretor de Comunicação, Daniel Torres de Albuquerque, com o Prof. Antonio Roberto, tendo como pauta uma possível parceria envolvendo as instituições.

 

por Da Redação

Compartilhe esta notícia