26 de agosto de 2020

Professor da UniFAI recebe Moção de Congratulações e Aplausos por ensinamentos e serviços no uso de ferramentas digitais

Professor da UniFAI recebe Moção de Congratulações e Aplausos por ensinamentos e serviços no uso de ferramentas digitais
Documento ao Prof. Dr. Estêvão Zilioli foi assinado por todos os vereadores da Câmara de Adamantina no início de julho

O coordenador do curso de Engenharia de Alimentos do Centro Universitário de Adamantina (UniFAI), Google Innovator e Google Trainer, Prof. Dr. Estêvão Zilioli, recebeu da Câmara Municipal de Adamantina uma Moção de Congratulações e Aplausos pela trajetória, ensinamentos e serviços prestados na capacitação docente para o uso de ferramentas digitais. O documento nº 023/2020 foi assinado por todos os vereadores em 06 de julho.

 

“É um reconhecimento que eu considero muito importante, que vai além dos limites da UniFAI. Reconhece toda uma trajetória, tanto minha quanto da instituição, de inovação e investimentos em ferramentas digitais, como forma de tornar o processo de ensino-aprendizagem mais atraente, produtivo e relacionado com o atual mercado de trabalho”, afirma.

 

Os cursos de capacitação docente sobre os instrumentos da plataforma do Google for Education – um conjunto de ferramentas educacionais criado a fim de facilitar a interação de professor e estudante – ministrados pelo Prof. Dr. Estêvão desde 2018 assumiram papel central para a realização e manutenção das aulas remotas neste período de pandemia de Covid-19.

 

Trajetória

 

Em 2018, após ter sido selecionado para ser Google Innovator e passado por uma formação no Google Brasil, o professor Estêvão apresentou para a reitoria a proposta de adesão da UniFAI ao GSuite for Education inicialmente para os cursos de pós-graduação semipresenciais.

 

“Com o tempo, iniciamos a criação das contas dos docentes e alunos também da graduação e capacitamos a primeira turma de professores em julho de 2018. Naquele ano, a ideia era testar a ferramenta nos cursos de período integral e cerca de 60 docentes e funcionários foram capacitados e já começaram a usar muitas das potencialidades das ferramentas do Gsuite para o ensino presencial e também nas rotinas administrativas da instituição. Em 2019 mais duas turmas de professores foram capacitadas e começamos 2020 com todos os alunos já com a conta institucional criada”, explica.

 

Segundo o docente, para a implantação do ensino remoto, necessário em tempos de pandemia, houve a necessidade de uma capacitação específica e de maior abrangência: “Por isso a pró-reitoria de Ensino optou por antecipar o recesso escolar para que os professores pudessem se dedicar exclusivamente para a formação on-line feita no Google Sala de Aula, a mesma plataforma usada para as aulas remotas”.

 

Suporte aos docentes

 

O curso de capacitação ocorreu dentro do Google Sala de aula, com todos os tutoriais e encontros síncronos [simultâneos] gravados. “Isso faz com que todos possam voltar e rever um tópico quando surgirem dúvidas. Claro que as ferramentas são intuitivas e quanto mais os professores a utilizam, menos dúvidas irão surgir”, detalha.

 

Além do professor Estêvão, a UniFAI selecionou um grupo de funcionários que ficam à disposição dos professores e estudantes que apresentam dúvidas ou encontram problemas no uso das ferramentas.

 

“Sempre que algum novo procedimento precisa ser adotado, preparamos vídeos tutoriais e encaminhamos para todos. A desenvoltura dos docentes com as ferramentas, depois de mais de cinco meses de uso contínuo, é surpreendente e a necessidade de suporte diminuiu consideravelmente”, aponta.

 

O docente acredita que a reinvenção exigida pela pandemia gerou um avanço na educação quanto à utilização de ferramentas “que talvez levassem muitos anos para serem plenamente implantadas”. No entanto, ele segue acreditando que o melhor da educação é o contato entre professores e alunos, pois o ensino-aprendizagem ocorre por meio de trocas.

 

“O modelo escolhido pela UniFAI, com aulas síncronas, em que alunos e professores continuam se encontrando, só que por meio remoto, é o mais perto que temos da educação presencial, garantindo a segurança de todos. Espero que voltemos o mais breve possível para as aulas presenciais, agora com todo um aprendizado sobre o mundo digital que a pandemia acelerou”, finalizou.

 

Currículo

 

Estêvão Zilioli possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) e doutorado em Ciência de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). É coordenador do curso de Engenharia de Alimentos da UniFAI e coordenador de Tecnologia Educacional e Inovação no Colégio Super Ensino de Ourinhos.

 

Tem experiência na área de Microbiologia e Tecnologia Educacional, com atuação em ciência e tecnologia de alimentos, compostos bioativos, fermentações, e uso de tecnologia no processo de aprendizagem.

 

Fotografia: Priscila Caldeira

Compartilhe esta notícia