16 de novembro de 2023

Procon de Adamantina orienta sobre compras durante a Black Friday

Procon de Adamantina orienta sobre compras durante a Black Friday

Com a aproximação da grande liquidação conhecida como Black Friday, que acontece no mês de novembro, o Procon de Adamantina, órgão da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, traz algumas orientações para os consumidores.

 Antes de comprar, o consumidor deve consultar seu orçamento e não deixar de comparar e avaliar com cuidado as formas de pagamento oferecidas. As anunciadas liquidações costumam atrair consumidores ávidos por preços vantajosos, que devem estar atentos e adquirir somente itens realmente necessários por preços justos.

É orientado ainda que o consumidor verifique os preços cobrados antes das promoções. Para isso, utilize sites de buscas, além das páginas das empresas que participarão da Black Friday.

Recomenda-se que o consumidor faça uma lista do produto ou serviço que precisa ou deseja e estipule um limite de gasto, evitando assim gastar mais do que o previsto. Importante também fazer uma pesquisa de preços por meio de aplicativos e sites de comparação de preços.

Analisar a descrição do produto e comparar com outras marcas.

Imprimir ou salvar todos os documentos que demonstrem a oferta e confirmação do pedido (comprovante de pagamento, contrato, anúncios, etc.), como forma de evitar golpes.

 É importante ler a política de privacidade da loja virtual para saber quais compromissos ela assume quanto ao armazenamento e manipulação de seus dados.

 Seus direitos

 O fato de a compra ser feita em uma liquidação ou promoção não elimina os direitos do consumidor. Veja alguns:

 Se a empresa prometeu desconto em determinados produtos, a oferta deve ser cumprida conforme foi veiculada.

 A empresa deve manter canais de atendimento de fácil acesso para que o consumidor esclareça suas dúvidas.

Nas compras feitas fora do estabelecimento comercial (por telefone, em domicílio, telemarketing, catálogos, internet, etc.), o consumidor tem prazo de sete dias para desistir da compra, contados a partir da aquisição do produto ou de seu recebimento.

O Código de Defesa do Consumidor estabelece prazo de 30 dias para reclamações sobre problemas aparentes ou de fácil constatação, no caso de produtos não duráveis, e de 90 dias para bens duráveis, contados a partir da constatação do problema.

Produtos importados adquiridos no Brasil, em estabelecimentos devidamente legalizados, seguem as mesmas regras dos nacionais.

No ato da entrega, o documento de recebimento só deve ser assinado após examinar o estado da mercadoria. Havendo irregularidades, estas devem ser relacionadas, justificando assim o não recebimento e a empresa em questão deve ser contatada para que resolva o problema.

Se o produto apresentar algum problema de qualidade ou de quantidade que o torne impróprio para o consumo, o fornecedor tem 30 dias para resolver a pendência e, se não o fizer, o consumidor tem direito de exigir a troca da mercadoria por outra igual ou, a devolução das quantias pagas com correção monetária ou, ainda, abatimento proporcional do preço.

É dever do consumidor e obrigação do comerciante em fornecer a nota fiscal ou cupom fiscal da referida compra.

O Procon Municipal de Adamantina funciona no prédio do Poupatempo que está situado na Avenida da Saudade nº1072. Os atendimentos são realizados de segunda a sexta-feira.

 

 

Equipe do Procon Municipal

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