15 de janeiro de 2020

PROCON de Adamantina alerta para as compras de material e uniforme escolar

PROCON de Adamantina alerta para as compras de material e uniforme escolar

Entre as primeiras despesas do ano, está a compra de material escolar. Para ajustar os gastos ao seu orçamento, a PESQUISA DE PREÇOS é uma prática muito importante.

Confirme junto à escola se toda a lista é mesmo necessária, verifique também se há possibilidade de adquirir somente o material a ser utilizado no primeiro semestre; verifique quais os produtos da lista você já possui em casa, e que podem ser reaproveitados, inclusive os já utilizados por outra criança; reúna-se com outros pais para uma compra coletiva, alguns estabelecimentos concedem bons descontos para compras em grandes quantidades.

A escola não pode solicitar a compra de materiais de uso coletivo, tais como material de higiene e limpeza ou taxas para suprir despesas com água, luz e telefone; determinar a loja ou livraria onde o material deve ser comprado.

Na hora da compra avalie a qualidade e o preço de produtos similares aos solicitados, que atendam às mesmas necessidades com maior economia; ATENÇÃO para a compra em vendedores ambulantes, o preço pode ser menor, mas não há emissão de NOTA FISCAL e muitas vezes os produtos não possuem certificado do órgão responsável.

Quanto ao uniforme escolar, verifique se existe a obrigatoriedade do uniforme escolar, somente se a escola possuir uma marca devidamente registrada poderá estabelecer que a compra seja feita na própria escola e/ou em outros estabelecimentos predeterminados.

O Código de Defesa do Consumidor estabelece que todo produto deve apresentar informações adequadas, claras, com especificação correta de quantidade, característica, composição, qualidade, prazo de validade, bem como os riscos que apresentam à saúde e segurança dos consumidores.

PREÇOS – De acordo com a Lei 12.733 de 11 de Outubro de 2007 todo estabelecimento comercial é obrigado a identificar na mesma dimensão: os preços à vista, valores das parcelas e os juros dos produtos comercializados.

PROCON DE ADAMANTINA: Avenida da Saudade nº 1072 – Ganha Tempo.

 

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE ADAMANTINA
Jornalista Ludhmila Jorge

Compartilhe esta notícia

Ouça Ao Vivo

Apoio Cultural

As mais lidas de hoje

Apoio Cultural

As mais lidas da semana

Apoio Cultural

As mais lidas do mês