Rádio Life FM

PROCON ALERTA: Compras na internet facilitam, mas é preciso ficar atento a fraudes

O comércio eletrônico tem ganhado força no Brasil em decorrência da atual situação. Os consumidores, porém, devem ficar atentos às dicas de segurança para evitar que a solução acabe se tornando uma armadilha.

 

 

Na internet, não tem mais ou menos problemas do que no comércio convencional, que sugere que o cliente que nunca fez compras na rede deve começar com sites indicados por amigos ou mais tradicionais.

 

 

Se o produto vier muito diferente do adquirido pelo cliente, ou com defeito, é preciso procurar, primeiro, a empresa que fez a comercialização. Se o problema não for resolvido, os usuários devem procurar o Procon por meio do site www.procon.sp.gov.br. O usuário é amparado pelo Código de Defesa do Consumidor também na internet. Desistência da compra, o consumidor tem um prazo de sete dias a partir do recebimento do produto conforme determina o art. 49 do CDC.

 

 

Veja dicas para evitar problemas nas compras on-line

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Analise a real necessidade de compras e defina o orçamento máximo que pretende gastar. Lembre-se de não comprometer mais de 30% dos seus rendimentos com dívidas, prestações, financiamentos e/ou parcelamentos.

 

 

Evite o risco de cair na armadilha de falsas promoções que não são tão vantajosas como o anunciado. Não se esqueça de observar atentamente a descrição do produto, compare-o com outras marcas e certifique-se de que ele suprirá suas necessidades.

 

 

O Procon de Adamantina está localizado à Avenida da Saudade nº 1072, no prédio do Ganha Tempo. O atendimento durante a Fase Emergencial ocorre de forma remota, por meio dos sites www.procon.sp.gov.br e www.consumidor.com.br.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa

Sair da versão mobile