Pró-reitoria de Pesquisa e Comunicação Científica da UniFAI elaboram orientações para TCC
Normas, aprovadas pelo CEPE dia 13, visam uniformizar redação de trabalhos do Centro Universitário
Com o objetivo de uniformizar a redação de trabalhos científicos do Centro Universitário de Adamantina (UniFAI), a Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (ProPPG) e a Coordenação de Comunicação Científica prepararam orientações para elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). No último dia 13, os manuais obtiveram aprovação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE).
O documento possui uma série de modelos e links com informações detalhadas sobre as formatações textuais e normas de referências bibliográficas. No entanto, o Núcleo Docente Estruturante (NDE) de cada curso mantém autonomia sobre as normas de elaboração e apresentação dos trabalhos.
“Com esse novo documento, professores e alunos terão as diretrizes para elaboração de trabalhos científicos e as orientações sobre a constituição das bancas de TCC. Além disso, sabendo que muitos trabalhos precisam passar pelos Comitês de Ética em Pesquisa Humana e Animal, foi elaborado um manual para auxiliar no processo de submissão desses projetos aos respectivos comitês de ética em pesquisa. Com isso, a Pós-graduação e a Coordenação de Comunicação Científica reforçam o compromisso em fomentar a publicação científica de qualidade em nossa instituição”, afirma o Prof. Dr. Guilherme Batista do Nascimento, integrante da equipe de Apoio à Pesquisa da UniFAI.
Conforme explica, os projetos de pesquisas que envolvem seres humanos ou animais
devem ser submetidos ao Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) e
ao Comitê de Ética no Uso de Animais (CEUA), respectivamente, de acordo com a resolução 510/2016. O manual para submissão de projetos aos comitês de ética em pesquisa está disponível no site.
São quatro tipos de trabalhos aceitos para a estruturação dos TCCs: artigo original, revisão de literatura, relato de caso, relato de experiência. O manual para apresentação de Trabalho de Conclusão de Curso com a estruturação, formatação textual e normas para as referências pode ser acessado aqui.
Por Priscila Caldeira