20 de agosto de 2020

Pró-reitor de Pesquisa da UniFAI participa de curso remoto de capacitação do Projeto Euroclima+

Pró-reitor de Pesquisa da UniFAI participa de curso remoto de capacitação do Projeto Euroclima+
Das 20 vagas disponibilizadas em toda a América Latina, o coordenador do Projeto Euroclima+ da UniFAI foi selecionado para participar do curso

 

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação do Centro Universitário de Adamantina (UniFAI) foi indicado pela Instituição a participar da seleção para um curso virtual de capacitação do Projeto Euroclima+, financiado pela União Europeia (UE), com duração de 12 semanas e participação de representantes de entidades públicas e privadas de diversos países latino-americanos.

 

O objetivo da ação é capacitar profissionais para trabalhar com o problema socioambiental decorrente das mudanças climáticas no planeta. “Foram abertas 20 vagas para a América Latina e o nosso projeto junto ao Euroclima podia indicar duas pessoas para entrar na seleção. A UniFAI me indicou para participar da seleção e felizmente fui selecionado”, contou Santos.

 

O curso intitulado “Integrando a adaptação às mudanças climáticas no planejamento do desenvolvimento” (“Integrando la adaptación al cambio climático en la planificación del desarrollo”, no original, em espanhol) é ministrado pelo Centro Agronômico Tropical de Pesquisas e Estudos (Centro Agronómico Tropical de Investigación y Enseñanza – CATIE), localizado na Costa Rica. “O curso estava previsto para iniciar em março e [de forma] presencial, mas, por causa da pandemia, foi adiado e adaptado para acontecer de forma remota a partir de 10 de agosto, com duração de 12 semanas e exige uma dedicação de ao menos 12 horas por semana”, detalhou o pró-reitor.

 

A capacitação pretende orientar os pesquisadores e agentes políticos quanto às ações de enfrentamento às mudanças climáticas. “Podemos dizer que entre os técnicos e profissionais das instituições públicas e privadas é um consenso os efeitos daninhos das mudanças climáticas. Creio que tecnicamente todos têm bem claras as medidas a serem implementadas. Porém, no que se refere aos protocolos internacionais e às ações técnicas e de planejamento para adaptação aos danos decorrentes destas mudanças no clima, ainda é um tabu principalmente nos governos locais”, afirmou.

 

Segundo o Prof. Dr. José Aparecido, essa afirmação de que o tema ainda é um tabu pode ser provado pelo fato de Adamantina ser o único município do interior paulista a “levar esta discussão junto aos beneficiários do projeto Euroclima”. “Existem as Contribuições Nacionais Determinadas (NDCs) que todos países signatários dos Protocolos Internacionais para enfrentar as mudanças climáticas têm que cumprir e os técnicos não conhecem esses mecanismos. Então pretende-se, com esse curso, capacitar os participantes para fomentar na sua frente de atuação essa discussão de normas e práticas de adaptação”, pontuou.

 

A ideia é que os conhecimentos adquiridos junto ao curso sejam replicados junto aos técnicos participantes do Projeto Euroclima+ em Adamantina e nos cursos de capacitação que a UniFAI irá oferecer aos profissionais da área agrícola, ambiental e de planejamento dos municípios da Nova Alta Paulista.

 

“O Projeto Euroclima tem avançado muito na assistência técnica junto aos beneficiários. A equipe técnica cadastrou 61 famílias ligadas à cadeia produtiva hortifrutileiteira e tem visitado as propriedades realizando um diagnóstico da unidade produtiva, dando orientações e principalmente ajudando na recuperação do solo com a aplicação do composto orgânico produzido pelo convênio entre Energisa, Prefeitura de Adamantina e UniFAI. Trata-se da compostagem que é feita com podas da arborização urbana e sobras de alimento. Essa massa vegetal é triturada, misturada com a sobra de alimentos e entra em decomposição, transformando-se em um rico adubo orgânico que é distribuído aos beneficiários do projeto”, destacou José Aparecido, ao lembrar que a equipe técnica do Projeto Euroclima+ em Adamantina conta com uma engenheira agrônoma, uma veterinária, um técnico agrícola, um técnico ambiental e dois estagiários.

 

Outro desafio do Projeto é, futuramente, promover a alteração de algumas normas e leis municipais que já existem como ferramentas de adaptação à produção resiliente de alimentos e às mudanças climáticas, além de estudar e apoiar a cadeia de produção agropecuária, organizar cursos de capacitação de técnicos, montar o laboratório de análise de solos e avançar a pesquisa de aceleração da compostagem.

 

Euroclima+

 

O Euroclima+ é um programa financiado pela União Europeia para promover o desenvolvimento ambientalmente sustentável e resiliente ao clima em 18 países da América Latina, em particular para o benefício das populações mais vulneráveis.

 

O Programa é implementado sob o trabalho sinérgico de sete agências: Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento – AECID (Agencia Española de Cooperación Internacional para el Desarrollo), Agência Francesa de Desenvolvimento – AFD (Agence Française de Développement), Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal), Expertise France (EF), Fundação Internacional e para Iberoamérica de Administração e Políticas Públicas (FIIAPP), Sociedade Alemã de Cooperação Internacional – GIZ (Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit GmbH) e ONU Meio Ambiente.

 

Esse programa recebe cofinanciamento do Governo da Alemanha através do Ministério Federal de Cooperação Econômica e Desenvolvimento (BMZ) assim como dos governos da França e da Espanha.

 

Adamantina e América Central

 

O projeto elaborado pelo consórcio liderado pela Associação Fronteiriça Trinacional Rio Lempa (Mancomunidad Trinacional Fronteriza Río Lempa, em espanhol) – composta por 25 governos locais de El Salvador, Guatemala e Honduras, localizados em uma região de fronteira conhecida como Trifínio Centro-americano (ou Tríplice Fronteira Centro-americana) – em parceria com a UniFAI, a Prefeitura de Adamantina e o Centro Universitário de Oriente da Universidad San Carlos, na Guatemala, faz parte de um programa de cooperação regional entre a UE e a América Latina com foco na produção resiliente de alimentos frente à mudança climática.

 

Intitulado “Políticas locais e mecanismos de articulação e implementação de alianças público-privadas para a produção resiliente de alimentos, nas cadeias de valor agroalimentar no Trifínio Centro-americano e em Adamantina”, o projeto apresentado e aprovado em 2019 terá duração de dois anos. Sua ação técnica abrange 500 produtores da categoria Agricultura Familiar dos quatro países componentes do grupo.

 

 

Sugestão de legenda da fotoO pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação do Centro Universitário de Adamantina (UniFAI) foi indicado pela Instituição a participar da seleção para um curso virtual de capacitação do Projeto Euroclima+, financiado pela União Europeia (UE), com duração de 12 semanas e participação de representantes de entidades públicas e privadas de diversos países latino-americanos

Compartilhe esta notícia