8 de abril de 2019

Primeira edição do JUNIFAI Kids registra participação de dez escolas do município

Primeira edição do JUNIFAI Kids registra participação de dez escolas do município
Presidente da ACREA, Noriko Onishi Saito; secretário de educação do município, Osvaldo José; pró-reitor de ensino Délcio Cardim; reitor Paulo Sergio da Silva; prefeito Márcio Cardim; pró-reitor de Extensão, Prof. Dr. Vagner de Oliveira; e locutor Luiz Nery durante I Festival JUNIFAI Kids

Na última sexta-feira, 05, o Centro Universitário de Adamantina (UniFAI) realizou o 1º Festival JUNIFAI Kids de Atletismo, que integra o pré-lançamento do 12º Jogos Universitários (XII JUNIFAI), que serão realizados de 22 a 26 de abril. Dez escolas participaram das competições de atletismo na área da Associação Cultural Recreativa e Esportiva de Adamantina (ACREA).

No evento, os pais e responsáveis pelos alunos das escolas adamantinenses incentivavam a execução das provas, como foi o caso de Elaine Toshie Kasuga, mãe de aluna da Escola Estadual Professor Durvalino Grion.

Ela conta que a filha pratica atletismo e ressalta a importância da prática de atividade física. “Queria agradecer essa oportunidade. Minha filha já participa do atletismo que faz parte da ACREA. Ela gosta muito de praticar esportes e, neste ano que começou a estudar no Grion, o professor a incentivou para a prática de vôlei. Estamos numa vida que as crianças procuram mais ficar no celular e tablet. É bom que tenham esses exercícios para melhorar a saúde delas”, afirma Elaine.

A escola Durvalino Grion obteve o primeiro lugar geral nas competições de 60, 75 e 100 metros rasos, conforme a faixa etária, com 47 pontos no total. O colégio Madre Clélia Merloni e Saint George School obtiveram a segunda e terceira colocações, respectivamente, com 30 e 27 pontos.

O evento teve início com a apresentação do Coral do Projeto Guri e a recepção dos atletas e os professores coordenadores das escolas públicas e particulares de Adamantina. As autoridades do município e docentes da UniFAI ministraram uma abertura antes da realização das provas.

“O evento foi um sucesso com a abertura pelo Canto Coral do Projeto Guri, sob a regência do maestro Danilo Augusto de Lovo, e com a presença das autoridades locais. Agradeço o apoio do reitor Prof. Dr. Paulo Sérgio da Silva, do prefeito municipal de Adamantina, Márcio Cardim, e do secretário de Educação, Prof. Osvaldo José, sem os quais não seria possível a realização de mais este evento sociocultural e esportivo promovido pela pró-reitoria de Extensão da UniFAI”, afirma o pró-reitor de Extensão, Prof. Dr. Vagner Amado Belo de Oliveira.

Ao final, foram entregues as premiações e sorteada uma bicicleta de 18 marchas, além de 10 fones de ouvido. As atléticas da UniFAI se apresentaram e a banda Aero Vinil e DJ tocaram a vivo. No local também foram vendidos lanches e refrigerantes.

O I Festival JUNIFAI Kids teve como objetivo incentivar os estudantes de 08 a 14 anos para as práticas esportivas e socialização e promover uma aproximação ao espírito do ensino superior.

Agradecimentos

O pró-reitor também tece agradecimentos aos diretores das escolas participantes, aos professores responsáveis pelas delegações, coordenadores das equipes das escolas, aos pais, e aos estudantes da UniFAI.

“Agradeço também à secretária Ângela, da Pró-Reitoria de Extensão, e ao Nei do administrativo pelo irrestrito apoio na organização do evento. À ACREA, representada pela diretora Noriko, pelo Sr. Takeshi, pioneiro do Atletismo de Adamantina, que já lançou diversos atletas em nível, nacional e internacional, e a todos que direta e indiretamente colaboraram para o êxito do 1º Festival JUNIFAI Kids de atletismo”, frisa.

Colocações

O quarto lugar ficou com a E.E. Helen Keller e a Escola Cristã de Ensino, com 26 pontos cada. A quinta colocação foi obtida pela EMEF Eurico Leite de Morais e Colégio Objetivo, com 18 pontos cada.

A E.E. Fleurides Cavalini Menechino conquistou a sexta colocação. Já a EMEF Teruyo Kikuta, a sétima. A EMEF Navarro de Andrade ficou em nono lugar com 06 pontos.

JUNIFAI

O pró-reitor de Extensão reforça a continuidade das inscrições para os jogos, bem como para a corrida e caminhada UniFAI 5K.

O XII JUNIFAI terá modalidades esportivas coletivas de futsal, basquetebol, handebol, natação (revez. 4x50m livre), futebol society, vôlei de quadra, biribol, sports counterstrike Esports league of legends. Já as modalidades individuais de atletismo, sendo 100 metros, arremesso de peso e salto em distância, natação (50 metros), tênis de mesa, xadrez, dama, jiu-jítsu, judô, capoeira, corrida (5k).

Por Priscila Caldeira

Compartilhe esta notícia

Ouça Ao Vivo

Apoio Cultural

As mais lidas de hoje

Apoio Cultural

As mais lidas da semana

Apoio Cultural

As mais lidas do mês