20 de maio de 2021

Presos de SP deixam o regime semiaberto em saída temporária

Presos de SP deixam o regime semiaberto em saída temporária
Esta é a primeira vez no ano em que recebem o benefício previsto na Lei de Execução Penal; retorno está programado para segunda-feira
Sentenciados do regime semiaberto do Estado de São Paulo já deixaram as unidades prisionais na última terça-feira, conforme prevê o benefício da saída temporária. É a primeira vez neste ano em que os reeducandos são contemplados. O retorno está previsto para segunda-feira, conforme publicado pela portaria conjunta nº 1/2021, do Deecrim (Departamento Estadual de Execuções Criminais do Estado de São Paulo).
De acordo com a Lei de Execução Penal (7.210/84, a saída temporária é destinada ao detento que cumpre pena em estabelecimento de regime semiaberto e com o cumprimento rigoroso ao artigo 123: a) comportamento adequado; b) cumprimento mínimo de 1/6 da pena, se primário, e 1/4, se reincidente e c) compatibilidade do benefício com os objetivos da pena.
Como de praxe, o benefício concedido nesta semana é o da “Páscoa” e deveria ocorrer no começo de mês. No entanto, no começo do ano, teve a data adiada devido ao agravamento da pandemia da Covid-19 no Estado de São Paulo naquela época.
Anteriormente a esta saída, a última ocorreu em dezembro do ano passado, logo depois que as visitas nas penitenciárias foram retomadas após suspensas entre os meses de março e novembro. Já em março deste ano, devido à determinação da Justiça, a SAP (Secretaria da Administração Penitenciária) suspendeu novamente as visitas.
A reportagem solicitou à pasta estadual um levantamento sobre a quantidade de reeducandos que deixaram o semiaberto na região de Presidente Prudente. A reportagem será atualizada assim que receber os números.

Fonte: Adamantina Notícias

Compartilhe esta notícia