11 de maio de 2022

Preparem os casacos: Onda de frio pode provocar geadas em algumas cidades

Preparem os casacos: Onda de frio pode provocar geadas em algumas cidades
O frio mais intenso está previsto para a partir do dia 17 de maio, mas principalmente entre os dias 18 e 19.

Os próximos dias serão de frio intenso no Brasil. A previsão do tempo indica geadas e recordes de temperaturas baixas nos estados do Sul e também em áreas do Sudeste e Centro-Oeste. Também há possibilidade de neve em algumas áreas da região Sul, indica a Climatempo.

Na sexta-feira (13/5), a temperatura vai cair de forma expressiva nas serras gaúcha e catarinense. “No fim de semana, uma nova frente fria avança pelo Sul do Brasil e provoca chuva intensa por grande parte da Região”, alerta o boletim.

A frente fria virá acompanhada de um ciclone extratropical, que deve ficar estacionado por vários dias no Oceano, e também por uma intensa massa de ar polar que será a responsável por derrubar as temperaturas. “O frio mais intenso está previsto a partir de terça-feira (17/5), mas principalmente entre quarta-feira (18/5) e quinta-feira (19/5)”.

Possibilidades de neve

Os ventos frios da massa de ar polar já estão espalhados sobre o Brasil e, além disso, o ciclone no oceano ajuda a levar ainda mais umidade para o continente. “A junção da umidade com o ar frio pode provocar neve ou algum outro tipo de precipitação invernal nos pontos mais altos da serra do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Isso deve acontecer especialmente entre os dias 17 e 18 de maio”.

Possibilidades de geada

As geadas devem ocorrer entre os dias 17 e 22 de maio. Desta vez, a ocorrência deve se estender, além do Sul, até o sul de Minas Gerais, na Serra da Mantiqueira, em alguns pontos de São Paulo e em parte do Mato Grosso do Sul. No Sul, além das áreas mais altas, Curitiba também deve ter geadas.

A onda de ar frio que atingirá o centro-sul pode também causar queda nas temperaturas pelo Norte e Nordeste nos próximos dias. “Será uma onda de frio muito intensa para o mês de maio e várias cidades podem bater recordes de muitos anos. Na capital paulista, por exemplo, a temperatura mínima pode ficar abaixo de 10°C no dia 19 de maio”.

 

Fonte: Guia Online Parapuã

Compartilhe esta notícia