25 de fevereiro de 2019

Prefeitura e UniFAI definem especialidades que serão atendidas no Centro Integrado de Saúde

Prefeitura e UniFAI definem especialidades que serão atendidas no Centro Integrado de Saúde

Foi realizada no gabinete do Prefeito Márcio Cardim (DEM) reunião com representantes do poder executivo e da UniFAI para definir quais serão as ações das partes no Centro Integrado de Saúde (CIS).

No local, os munícipes terão acesso aos serviços de fisioterapia, nutrição, psicologia, fonoaudiologia, pediatria, cardiologia, infectologia e ginecologia e obstetrícia prestados pelos profissionais da Prefeitura.

Os alunos em regime de internato atenderão nas especialidades de oftalmologia, reumatologia, cardiologia, neurologia, dermatologia, endocrinologia, ortopedia, gastroenterologia e moléstias infecciosas.

Já no período das 17h30 às 20h de terça, quarta e quinta-feira funcionará o ambulatório de alergias, obesidade e gestantes de alto risco.

Conforme explica o secretário de saúde de Adamantina, Gustavo Taniguchi Rufino, os atendimentos serão ininterruptos, inclusive nos períodos de férias, atendendo semanalmente 36 pacientes por especialidade.

“Na especialidade de clínica médica (Saúde da Família), o Centro de Saúde ganhará mais três consultórios e cada consultório terá 2 alunos, totalizando 6 estudantes em regime de internato. O Jardim Adamantina e Dorigo mais um consultório estará disponível para atender a população durante todo o período que a unidade estiver aberta e no Cecap e Mário Covas serão colocados mais dois consultórios”, explica o secretário de saúde de Adamantina, Gustavo Taniguchi Rufino.

Os estudantes do curso de Medicina atenderão no ambulatório médico da Santa Casa nas especialidades de anestesiologia, nefrologia, clínica médica, otorrinolaringologia, ortopedia e cirurgia geral.

No setor de urgência e emergência atuarão na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) 10 alunos e no pronto-socorro mais 10 e o Pai Nosso Lar contará com até 10 alunos prestando atendimento no local.

Na Comissão Intergestores Regional (CIR), a UniFAI também estará presente realizando atendimentos em clínica médica (Saúde da Família) nas cidades de Osvaldo Cruz, Sagres, Inúbia Paulista, Lucélia, Pacaembu, Salmourão, Flórida Paulista, Pracinha e Mariápolis.

Sobre – O prédio da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) só poderá ser transformado em Centro Integrado de Saúde (CIS) depois  da publicação da portaria de nº3.583 que trata sobre a readequação da rede física do Sistema Único de Saúde oriunda de investimentos realizados pelos entes federativos com recursos repassados pelo Fundo Nacional de Saúde.

Compartilhe esta notícia