4 de agosto de 2025

Prefeitura de Adamantina reinaugura “Roda Estação Recreio”

Prefeitura de Adamantina reinaugura “Roda Estação Recreio”
Solenidade marcou a abertura da “Semana Municipal da Capoeira”
Foi realizada na manhã de ontem (3), a reinauguração da “Roda Estação Recreio”.  A solenidade abriu a “Semana Municipal da Capoeira”.

A solenidade contou com a presença do prefeito José Carlos Martins Tiveron, vereadores, secretários e, ainda, Mestra Sara Rocha e Mestre Bigode, ambos de Adamantina; Mestre Lobisomem (Lucélia); Mestre Ganso; Contramestre Jé (Birigui); Professora Suelen Rocha, Professor Gilberto e Professor Raisler; Instrutor Gafanhoto e monitor Superman e monitor Goiaba, ambos de Birigui.

A partir de estudos, a “Roda Estação Recreio” foi reformulada. Em 2023, a professora Suelen Rocha realizou uma visita na Roda da República em São Paulo, com cursos e vivências, a roda acontece aos domingos e reúne vários Capoeiristas.
Posteriormente, Suelen recebeu um convite do Contramestre Jé de Birigui, fundador da Roda da Gama, as Rodas acontecem uma vez no mês.

“Estudamos os fundamentos e decidimos fazer o mesmo em nosso município, com o objetivo de fortalecer a socialização entre os participantes e resgatar, com respeito e valorização, a rica cultura afro-brasileira por meio da capoeira”, afirma.

Durante a reinauguração, ainda foi realizado um momento de homenagens: Mestra Sara, por ser a primeira mulher a se formar mestre de capoeira na região da técnica Capitães de Areia; Contramestre Je, padrinho da Roda e fundador da Roda da Gama em Birigui; o prefeito José Carlos Tiveron, porque é apoiador da prática esportiva assim como o secretário de Esportes, Lazer e Recreação, Alexandre Hagui, pois por meio da SELAR, foram reativados grupos de capoeira.

Ainda foram homenageados a secretária de Cultura e Turismo, Ana Queila Zanardo e o supervisor da Casa Afro Daniel Angria, os vereadores Daniel Fabri, Helio Santos e Mary Alves e, ainda, os então vereadores  Noriko Onishi Saito, Ricardo Soares Cangirão, Antônio Leôncio da Silva e Paulo Cesar Cervelheira de Oliveira.

“Essa roda é mais que um espaço físico — é um ponto de encontro, interação e expressão artística, onde Capoeira e Hip Hop se unem em suas raízes de resistência, identidade e transformação social”, garante.

Semana Municipal da Capoeira
A “Semana Municipal da Capoeira” continua com uma exposição na Casa Afro de Adamantina voltada para as escolas municipais, estaduais e particulares que está aberta para visitação a partir desta segunda-feira.

Na quarta-feira (6), haverá uma roda de conversa com autoridades também na Casa Afro. Fechando a semana alusiva, haverá no sábado (9), a partir das 17h uma roda de capoeira no Parque dos Pioneiros.

Criação da Semana Municipal da Capoeira
A “Semana Municipal da Capoeira”, foi criada por meio da lei 4.357 de 28 de maio de 2024. O projeto de lei nº040/2024 foi de autoria do vereador Hélio José dos Santos e dos então vereadores Noriko Onishi Saito, Ricardo Soares Cangirão, Antônio Leôncio da Silva e Paulo Cesar Cervelheira de Oliveira.

Hstória da Capoeira e Hip Hop em Adamantina
A Capoeira teve início em Adamantina na década de 1980, sendo oficialmente trabalhada a partir dos anos 1990, graças à iniciativa do Mestre Aldo Francisco Bacco Rubino, o primeiro a difundir essa arte no município. No dia 21 de abril de 1990, ele formou 11 capoeiristas — 10 homens e 1 mulher: Sara, Bigode, Reinaldo, Cláudio, João, Dioclecio, Tumba (em memória), Hermínio, Caculé, Osvaldo e Domingos.

Entre eles, destacou-se Mestra Sara, a primeira mulher a se formar mestre de capoeira na região, referência local que desenvolve um trabalho contínuo desde então.


PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE ADAMANTINA
             Jornalista Natacha Dominato
Compartilhe esta notícia

Ouça Ao Vivo

Apoio Cultural

As mais lidas de hoje

Apoio Cultural

As mais lidas da semana

Apoio Cultural

As mais lidas do mês