30 de julho de 2025

Prefeitura de Adamantina recebe deliberações apresentadas na II Conferência Municipal da Pessoa Idosa e na XIV Conferência de Assistência Social

Prefeitura de Adamantina recebe deliberações apresentadas na II Conferência Municipal da Pessoa Idosa e na XIV Conferência de Assistência Social
Na manhã desta terça-feira (29), foi realizada uma reunião com o objetivo de apresentar as deliberações que foram apresentadas durante a II Conferência Municipal da Pessoa Idosa e, ainda, na XIV Conferência da Assistência Social.

Na oportunidade, participaram do encontro o prefeito José Carlos Tiveron, a vice-prefeita Lucia Haga, os secretários Andreia Regina Ribeiro, Juliana Bressan e Wilson Valério de Alcântara e, ainda, as presidentes dos conselhos municipais Maria Aparecida Sorrochi Pimenta e Ivone Aparecida dos Santos.
Deliberação durante a II Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa

Durante a conferência municipal dos direitos da pessoa idosa, foi deliberada para a Secretaria de Assistência Social as seguintes propostas:
• A realização de uma campanha para arrecadação de recursos para o Fundo Municipal da Pessoa Idosa por meio da campanha do Imposto de Renda do Bem através de uma empresa contratada para captação de recursos na pessoa jurídica.
• Capacitação permanente para os conselheiros anualmente
• Fortalecimento da divulgação nos meios de comunicação da Campanha do Imposto de renda do Bem
• Conselho Itinerante da pessoa Idosa
• Realização do Fórum municipal com participação de todos conselhos.
• Fortalecimento do trabalho em rede reavaliando os fluxos e protocolos existentes.
• Divulgação dos direitos e acesso de informações para a pessoa idosa
• Articulação com o executivo para a possibilidade de ampliação de equipe na área de Assistência Social para a implantação do serviço de proteção social básica no domicilio para pessoas idosas.

Foi solicitado ainda a Secretaria de Cultura e Turismo e o retorno do programa viola caipira e dança circular sênior e, ainda, para a Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento, a reforma de espaços públicos para o cumprimento das normas de acessibilidade e eliminação de barreiras arquitetônicas

Além disso, os participantes apresentaram propostas solicitando:
• Ampliação da subvenção municipal através do Fundo da Saúde para o Lar dos Velhos de Adamantina para atendimento da pessoa idosa grau III de mobilidade.
• Programa de apoio ao cuidador familiar de pessoas idosas
• Divulgação dos direitos e acesso de informações para a pessoa idosa
• Efetivação das atividades da academia de saúde, com atividades físicas nos bairros e comunidades com apoio da FAI ou contratação de um educador físico através de concurso público.
• Programas de rádio sobre direitos, saúde, alimentação saudável e diversos temas relacionados à pessoa Idosa.
• Ampliar a divulgação para a população em geral sobre os órgãos de Garantias de Direitos;

Por sua vez, durante a XIV Conferência Municipal da Assistência Social, foram solicitadas:
• Garantia de custeio das despesas de RH da equipe técnica do CRAS volante (Assistente Social, Psicólogo e Orientador Social) na Lei Orçamentária Anual a partir de sua implantação. Garantir Lei orçamentária do município para ações da Vigilância Socioassistencial e formação de equipe especifica (assistente social e escriturário).

• Estabelecer um mínimo de 5% do orçamento municipal a ser destinado, anualmente para a Política de Assistência Social, garantindo a sustentabilidade financeira do SUAS e a continuidade dos serviços, programas, projetos e benefícios socioassistenciais.

• Criar páginas oficiais, em âmbito digital, dos Conselhos Municipais ligados a Secretaria Municipal de Assistência Social pra divulgação de ações e para viabilização de participação popular.

• Transformar os protocolos da Rede de Proteção e Atenção à Pessoa Adulta, Idosa e seus Familiares e da Rede Municipal de Proteção à Criança e ao Adolescente em Situação de Risco para a Violência e escuta Especializada Lei 13.431 de 04 de 04/2017em Lei Municipal.

Essas deliberações que foram aprovadas na conferência foram apresentadas para que o município verifique a viabilidade da implementação das mesmas. Além das deliberações municipais, propostas a nível estadual e federal também foram feitas e todas elas serão encaminhadas para os entes.


PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE ADAMANTINA
             Jornalista Natacha Dominato
Compartilhe esta notícia

Ouça Ao Vivo

Apoio Cultural

As mais lidas de hoje

Apoio Cultural

As mais lidas da semana

Apoio Cultural

As mais lidas do mês