13 de dezembro de 2021

Prefeitura de Adamantina entrega certificação para 67 produtores rurais

Prefeitura de Adamantina entrega certificação para 67 produtores rurais
Profissionais participaram dos programas desenvolvidos pelo município em parceria com a Energisa e o Euroclima+

Com o objetivo de certificar os produtores que participaram dos programas desenvolvidos pelo município em parceria com a Energisa e o Euroclima+ e incentivar os produtores rurais a continuarem desenvolvendo boas práticas no campo, a Prefeitura de Adamantina, por meio da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente (SAAMA) entregou uma certificação para 67 produtores rurais.
O evento contou com a participação do prefeito Márcio Cardim, o secretário da SAAMA, Thiago Benetão; o coordenador do projeto pela Prefeitura de Adamantina, William Bachega; Carlos Eduardo Mariano, coordenador de grandes clientes da Energisa; responsável pelo projeto de Eficiência Energética, Thiago Peres de Oliveira e o vereador Aguinaldo Galvão, representando a Câmara Municipal.
O secretário da SAAMA deu as boas-vindas aos participantes e lembrou da importância do projeto, assim como Thiago Peres de Oliveira, responsável pelo projeto de Eficiência Energética pela Energisa.
O coordenador de grandes clientes da Energisa, Carlos Eduardo Mariano, falou sobre a parceria e os bons resultados que a iniciativa teve, pois, a Energisa conseguiu colaborar com as podas, diminuiu os problemas de falta de energia, beneficiou as famílias de baixa renda e fez parte de um projeto inovador no país.
Já o prefeito Márcio Cardim relembrou que a execução dos projetos em quase três anos passou por etapas de adequação, mas os frutos estão sendo colhidos e que a expectativa para 2022 é aumentar o Programa de Aquisição de Alimentos que já é desenvolvido no município possibilitando assim que mais agricultores participem.
“Agradecemos aos produtores que acreditaram nos dois projetos. Para incentivar ainda mais o desenvolvimento da agricultura familiar em nosso município, estamos encaminhando um projeto de lei para dar 60% de desconto para aqueles que fizerem uso das máquinas da Prefeitura, desde que possuam o título de produtor resiliente”, afirma o prefeito.

Projeto de lei que concede desconto para o Produto Rural Resiliente
A Prefeitura de Adamantina encaminhou para a Câmara Municipal para apreciação projeto de lei que dispõe sobre autorização para que o chefe do Poder Executivo possa conceder desconto de 60% sobre o valor dos serviços e/ou locação de máquinas agrícolas fixado nos itens 1.5 e 1.6 do Decreto de Preços Públicos, aos produtores rurais que possuam o título de “Produtor Rural Resiliente”.

Título de Produtor Resiliente
A Prefeitura de Adamantina criou o Título de Produtor Rural Resiliente, por meio da lei nº4.087 de 19 de novembro de 2021. A medida objetiva incentivar a implantação de boas práticas agrícolas e ambientais e, consequentemente, propiciar a produção de alimentos de qualidade.

Euroclima +
A iniciativa é uma parceria entre a Prefeitura de Adamantina, UniFAI e Comunidade Trinacional Fronteiriça Rio Lempa (Mancomunidad Trinacional Fronteriza Río Lempa, no nome original em espanhol, composto por nove municípios da Guatemala, El Salvador e Honduras, países da América Central) integra um programa que tem como foco a produção resiliente de alimentos frente à mudança climática.
A ação consiste em oferecer atendimento técnico especializado gratuitamente aos produtores por meio de uma engenheira agrônoma e um técnico agropecuário contratados pela Prefeitura de Adamantina.
Os profissionais atuam dando assistência técnica nas culturas de hortaliças e frutas, oferecendo orientação na utilização da compostagem, irrigação, análise de solo, análise do pH da água, entre outras atividades dentro das propriedades.
O EuroClima+ ainda oferece assistência técnica para os criadores bovinos levando orientação sobre manejo de pastagem e nutrição animal.

Programa de Eficiência Energética
Em paralelo a essa ação, a Prefeitura de Adamantina em parceria com a Energisa, desenvolveu o projeto de Eficiência Energética que consiste no aproveitamento dos resíduos de poda de árvores e os resíduos orgânicos das cozinhas para serem transformados em adubo e destinados à população por meio do programa Agricultura Familiar.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Compartilhe esta notícia