Com o objetivo de ampliar as salas de aula para poder aumentar a oferta da modalidade de ensino em tempo integral aos alunos do Ensino Fundamental, a Prefeitura de Adamantina, por meio da Secretaria de Educação, construirá 9 novas salas de aula.
A obra contemplará cinco salas na EMEF Teruyo Kikuta e mais quatro salas na EMEF Eurico Leite de Morais. O investimento em recursos próprios será de R$820 mil.
Atualmente, o município tem em funcionamento duas salas de aula com 35 alunos matriculados no ensino integral na EMEF Eurico Leite. Para o ano letivo de 2024, a expectativa é aumentar o número de matriculados em ensino integral a partir do oferecimento de mais duas turmas nas unidades escolares.
Após o término das obras, a expectativa é que de forma gradual o município tenha até 500 alunos matriculados em ensino integral, tendo início com os estudantes do primeiro ano do ensino fundamental.
O currículo do ensino integral contempla atividades que auxiliam no desenvolvimento físico, intelectual, cultural e social do aluno, pois nesse modelo de ensino, o aprendizado não é limitado apenas à matriz curricular e ao ambiente da sala de aula.
“O ensino integral é de grande importância, pois ele é muito mais que otimizar as horas disponíveis dos alunos, ampliando o tempo que passam na escola. Segundo a Base Nacional Comum Currículo (BNCC), educação integral visa a formação e o desenvolvimento global dos alunos durante a Educação Básica”, assegura Maria Angélica Feitoza, assessora técnica pedagógica.