31 de março de 2025

Prefeitura de Adamantina assina contratos com agricultores que participam do PAAM

Prefeitura de Adamantina assina contratos com agricultores que participam do PAAM
2500 pessoas são beneficiadas todos os meses
Na última sexta-feira (28), A Prefeitura de Adamantina realizou uma solenidade com o objetivo de assinar os 54 contratos com os agricultores que participaram do processo licitatório e agora integram o Programa de Aquisição de Alimentos Municipal (PAAM).

A cerimônia contou com a presença do prefeito José Carlos Martins Tiveron, secretários municipais e os agricultores familiares.

Luís Henrique Fernandes, secretário de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente (SAAMA), disse que além da manutenção desse programa, em breve serão apresentados novos projetos.

Andreia Regina Ribeiro, secretária de Assistência Social, afirmou que o programa é importante para as entidades que recebem o repasse dos alimentos que beneficia 2500 pessoas todos os meses.

“As entidades estão felizes, porque a entrega dos alimentos retorna já na segunda-feira (31)”, garantiu.

O prefeito José Carlos Martins Tiveron ressaltou que o município fez um aumento no repasse para possibilitar que mais itens fossem adquiridos.

“Investimos no PAAM 630 mil reais, entre a aquisição de hortifrutis, leite e mel silvestre”, explicou.

A cerimônia contou com a presença do sargento da Polícia Militar, Bortacelo, que na oportunidade ressaltou para os presentes sobre a importância dos agricultores terem o endereço rural digital.

Aqueles que ainda não possuem o endereço rural digital podem procurar a SAAMA que funciona no Conjunto Poli-Esportivo, de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h.

O proprietário deverá estar munido de documento de identificação.

Sobre o PAAM

O PAAM possui duas finalidades básicas: promover o acesso à alimentação e incentivar a agricultura familiar.

Para o alcance desses dois objetivos, o programa visa à aquisição de alimentos produzidos pela agricultura familiar, e a destinação às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional e àquelas atendidas pela rede socioassistencial.

O projeto visa fomentar também a Lei Municipal nº 3520/2012 que institui o Programa Municipal de Agricultura de Interesse Social (PMAIS), com o objetivo de fomentar a organização e modernização da produção melhorando o escoamento dos produtos da agricultura familiar; estimulando a produção da agricultura familiar, contribuindo para a prática de preços adequados e ampliando o mercado de consumo; e favorecendo a aquisição dos produtos provenientes da agricultura familiar nas compras realizadas pelos órgãos públicos municipais.

O projeto visa estimular os produtores da agricultura familiar local, que além de contar com assistência técnica na melhoria do manejo, conta também com o Programa de Eficiência Energética com a produção de composto orgânico a ser utilizado na melhoria da produção, estimulando a comercialização e a renda.

Os agricultores familiares, através de chamamento público, disponibilizam seus produtos que são destinados às famílias assistidas pela Secretaria de Assistência Social e às entidades: APAE, Projeto Asa, Lar Cristão, IAMA, Casa da Sopa, Casa do Garoto, Lar dos Velhos, Cento Dia, Arca, PAI Nosso Lar, Rede de Combate ao Câncer, Santa Casa de Adamantina e Residências Terapêuticas.

 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa

Compartilhe esta notícia