25 de janeiro de 2022

Prefeitura de Adamantina apresenta ações tecnológicas desenvolvidas no município no Webinar das Cidades Digitais

Prefeitura de Adamantina apresenta ações tecnológicas desenvolvidas no município no Webinar das Cidades Digitais

Na manhã de hoje (25), o prefeito Márcio Cardim participou de um webinar promovido pela Rede Cidade Digital para apresentar todas as ações de tecnologia e inovação que Adamantina vem desenvolvendo.

Além do prefeito, participaram ainda Loyane Tavares do Ministério da Economia, o prefeito de Dracena, André Lemos, Helton Sapia, secretário de tecnologia da Informação de Presidente Prudente, entre outros.

Em sua apresentação, o prefeito Márcio Cardim pontuou que mesmo em meio a pandemia, o Poder Executivo recorreu a realização de lives para que a população continuasse tendo acesso às informações.

Educação

Na educação, o município investiu e adquiriu 51 equipamentos de informática que são usados pelos alunos das quatro unidades escolares de ensino fundamental. Além disso, todas as salas tem notebooks e nos dois últimos anos, as aulas foram ministradas de forma remota.

Ainda na educação, Adamantina vai contar com o Centro de Inovação da Educação Básica Paulista que é um espaço criado pelo governo do estado onde a criança, no contra turno escolar terá acesso a 7 espaços, sendo: hub de inovação, computação na prática, programação descomplicada, estúdio, cultura digital, prototipagem e criatividade e prototipagem e fabricação digital.

Serviços

Quanto aos serviços, Adamantina disponibiliza a manutenção da iluminação por meio do whatsapp, integra o projeto piloto VRE/Municipal que é destinado a abertura de empresas online e, ainda, disponibiliza diversos serviços diretamente em sua página oficial.

Saúde

Na saúde, Adamantina conta com o envio de SMS na data para que o munícipe cadastrado tome a vacina, faz uso de aplicativos de acesso remoto para a otimização no atendimento nas unidades de saúde e, ainda, conta com uma equipe especializada na gestão dos sistemas gerenciais de Saúde, quanto ao abastecimento de dados das Unidades Básicas, ESF´s, Santa Casa e PAI Nosso Lar;  eficiência que se transformou no aumento da transferência de recursos ao município, como por exemplo, no COVID onde foram repassados mais de 15 milhões para o combate à pandemia.

Setor de Tecnologia da Prefeitura

A Prefeitura de Adamantina ainda está promovendo a atualização do tipo de conexão de internet via rádio em todos os 41 pontos da Prefeitura que incluem: unidades básicas de saúde, escolas, entre outros, para internet via fibra óptica.

O município ainda conta com as listas de transmissão com envio dos releases institucionais e atualização diária do Boletim Covid; redes sociais que são atualizadas diariamente e, ainda, uso de aplicativos de acesso remoto de computadores, possibilitando aos servidores o acesso a seus equipamentos quando trabalhando em home office.

Inovações

Foram instaladas no município diversos pontos de iluminação led e será implantada uma usina fotovoltaica bem como a implantação de uma nova tecnologia a partir da aquisição do equipamento para destinação dos resíduos de construção civil.

Adamantina ainda desenvolve o projeto de eficiência energética em parceria com a Energisa por meio da produção de composto orgânico com restos podas de árvores e alimentos, distribuídos para agricultura familiar, onde além da economia de energia, fomenta a produção agrícola. Também em fase de estudos a implantação de um Parque Tecnológico.

O que é evento?

O evento promovido pela Rede Cidade Digital objetiva levar informações e conhecimentos que auxiliam os municípios na implantação de políticas públicas para melhor o serviço público.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Compartilhe esta notícia