14 de outubro de 2019

Prefeitura de Adamantina afirma que não vai terceirizar coleta de lixo

Prefeitura de Adamantina afirma que não vai terceirizar coleta de lixo
Coleta de lixo deve ser mantida sob execução do próprio município e não será terceirizada, diz prefeito (Foto: Siga Mais).

Prefeito confirma realização de estudos e afirma que não vai terceirizar coleta de lixo

A divulgação pela imprensa sobre estudos realizados pela Prefeitura de Adamantina acerca da possibilidade de terceirizar a coleta de lixo urbano causou reações na cidade, entre contrários e favoráveis à medida, e entre o grupo de trabalhadores que compõem a equipe de coletores.

Ao jornal Folha Regional, no final de setembro, a administração municipal confirmou a realização de estudos para verificar as vantagens e desvantagens do serviço feito pelo próprio município ou repassado a uma empresa privada. “Nesse momento, o que está sendo desenvolvido é um estudo focado na parte qualitativa e financeira”.

Após a publicação, as reações se desdobraram nas redes sociais e o tema repercutiu na última sessão da Câmara Municipal de Adamantina, sobretudo a partir de declarações do vereador Alcio Ikeda.

O desfecho mais recente foi uma reunião na tarde desta quinta-feira (10), a pedido dos coletores de lixo, realizada no gabinete do prefeito. O encontro foi agendado pela Câmara Municipal.

Participaram da reunião o prefeito Márcio Cardim e o secretário de administração Evandro Souza; o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, Nivaldo Martins do Nascimento “Londrina”; os vereadores Eder Ruete, Alcio Ikeda, Acácio Rocha, Dinha Gil, Aguinaldo Galvão e João Davoli, e os representantes dos coletores.

Após a exposição do problema e os receios à terceirização, o prefeito Márcio Cardim confirmou os estudos, que considerou necessários para entender a dinâmica do serviço terceirizado e seus custos, para poder comparar com os atuais custos decorrentes do serviço público mediante execução própria – como é realizado atualmente –, e afirmou que o município não irá terceirizar a coleta de lixo.

Ele disse ainda que a administração tem realizado ações e buscado alternativas para melhorar a infraestrutura da coleta de lixo, e garantiu a inserção no orçamento de 2020 de recursos financeiros próprios para a aquisição de pelo menos um novo caminhão coletor e compactador.

O prefeito destacou ainda que a administração e os vereadores têm realizado pedidos junto a deputados e governo, em busca de recursos para aquisição de caminhões.

 

Siga Mais

Compartilhe esta notícia