23 de abril de 2024

Prefeitura de Adamantina adquire produção dos agricultores municipais e repassa para 12 entidades do município por meio do PAAM

Prefeitura de Adamantina adquire produção dos agricultores municipais e repassa para 12 entidades do município por meio do PAAM
Programa de Aquisição de Alimentos Municipal foi criado com duas finalidades básicas que é a promoção do acesso à alimentação e o incentivo à agricultura familiar

O Programa de Aquisição de Alimentos Municipal (PAAM) continua em execução em 2024.

O processo licitatório está aberto para a aquisição de hortifrutis e leite e a sessão de processamento da chamada pública será realizada na data de 09 de maio de 2024, a partir das 08h30. O valor total estimado é de R$ 489.999,20.

De acordo com o secretário de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente (SAAMA), Thiago Benetão, para a compra dos hortifrutis é feita uma pesquisa prévia de produção no município.

“A partir disso, formamos a lista com os produtos e as quantidades a serem compradas”, explica.

Desde quando foi implantado, o PAAM compra: abacaxi, abóbora paulista, almeirão comum; banana maçã e nanica; batata doce rosada; berinjela comum; beterraba; cebola; cheiro verde; cenoura; goiaba; laranja pera; limão thaiti; mamão formosa; manga Keity; maracujá azedo; melancia; melão amarelo; pepino caipira; mandioca comum; repolho verde-liso; tomate; uva niágara e leite pasteurizado.

Tudo o que é adquirido é repassado para 12 entidades que atuam no município que são: Casa do Garoto, IAMA, Lar Cristão, Projeto Asa, Órgão Gestor, APAE, Lar dos Velhos, Pai Nosso Lar, Santa Casa, Residência Terapêutica e Inclusiva, Rede de Combate ao Câncer, Associação dos Renais Crônicos (ARCA) e Casa da Sopa.

Benetão comenta que o PAAM incentiva a agricultura familiar local e regional, promovendo a inclusão econômica e social, fomentando a produção com sustentabilidade, resiliência e geração de renda, incentivando o consumo e a valorização dos alimentos  produzidos  pela  agricultura familiar

“Com isso, fica acessível a alimentação com quantidade, qualidade e regularidade necessárias às entidades e pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional, sob a perspectiva do direito humano”, assegura.

Além disso, o impacto socioeconômico é positivo, uma vez que estimula a diversidade produtiva e dá aos agricultores a oportunidade de poder conciliar renda e diversificação. “Permitindo assim uma produção mais sustentável do ponto de vista econômico (renda), social (segurança alimentar) e ambiental (mais biodiversidade e menos impacto ao meio ambiente)”, assegura.

O que é o Programa Municipal de Aquisição de Alimentos?

O PAAM foi criado com duas finalidades básicas que é a promoção do acesso à alimentação e o incentivo à agricultura familiar.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Compartilhe esta notícia

Ouça Ao Vivo

Apoio Cultural

As mais lidas de hoje

Apoio Cultural

As mais lidas da semana

Apoio Cultural

As mais lidas do mês