26 de maio de 2022

Prefeita de Lucélia Tatiana Guilhermino e enfermeira Marcia Vudovix falam sobre os desafios da gestão em saúde

Prefeita de Lucélia Tatiana Guilhermino e enfermeira Marcia Vudovix falam sobre os desafios da gestão em saúde

 

 

No programa ‘Saúde é o que interessa’ dessa quarta-feira (25), o Dr. Guilherme Bonadirman recebeu a fonoaudióloga e atual prefeita de Lucélia-SP Tatiana Guilhermino Tazinázzio e a enfermeira RT do Centro de Saúde de Lucélia Marcia Vudovix (COREN: 188252-SP) para falar sobre os desafios da gestão em saúde.

 

Tatiana e Marcia apresentaram a metodologia ativa, sistema que a administração do município de Lucélia aplica na atual gestão.

 

As metodologias ativas são estratégias de ensino que têm por objetivo incentivar o aprendizado de forma autônoma e participativa, por meio de problemas e situações reais, realizando tarefas que os estimulem a pensar além, a terem iniciativa, a debaterem, tornando-se responsáveis pela construção de conhecimento.

 

A prefeita acredita que seja este o melhor caminho para alcançar bons resultados na área da saúde. “Para que todos os profissionais da saúde, não só os médicos, se tornem mais ativos e mais competentes dentro de um processo mais real”, afirma. “O cenário real potencializa o aprendizado. Primeiro se vive e depois se tem o conteúdo”, acrescenta.

 

 

A enfermeira Marcia, que vive na prática a metodologia ativa, falou da importância do autoconhecimento.

“É aprender a se olhar e receber o olhar do outro no processo de aprendizado”, atesta Marcia dizendo que esse método a tornou uma pessoa e uma profissional mais reflexiva.

 

 

Quando questionada sobre qual sereia seu maior desafio como gestora hoje, Tatiana diz ser a rede inter-setorial. “Um paciente ‘não resolutivo’ na rede saúde pode sanar seu problema na rede assistência social, por exemplo”, comenta a prefeita. “As secretarias precisam funcionar como engrenagens, uma interferindo na outra”, conclui.

 

No bate-papo, a prefeita trouxe a tona questionamentos acerca do chamado “atendimento humanizado” e propôs uma reflexão sobre o tema.

“Quando falo em integralidade, cuidado, vivência, falo desse olhar além de si, olhar o ser humano além da doença”, afirmou a prefeita ao lembrar que questões como a condição social impactam diretamente nos problemas de saúde.

 

Para conferir o programa na íntegra, acesse:

 

Facebook

 

 

 

YouTube

 

 

 

Da Redação

Compartilhe esta notícia

Ouça Ao Vivo

Apoio Cultural

As mais lidas de hoje

Apoio Cultural

As mais lidas da semana

Apoio Cultural

As mais lidas do mês