Os alunos do curso de pós-graduação em Psicologia da Saúde do Centro Universitário de Adamantina (UniFAI) realizaram neste mês uma ação sobre a saúde mental do profissional de saúde na Santa Casa de Adamantina.
Sob a supervisão da Prof.ª Dra. Fúlvia Veronez, pró-reitora de Ensino da UniFAI, e do psicólogo do hospital Mateus Bevilaqua, os estudantes reuniram os profissionais em pequenos grupos e abriram espaço para debate e troca de experiências sobre os impactos da saúde mental na atenção e cuidado com o paciente e sobre as demandas que a saúde mental gera na vida pessoal. Houve também a distribuição de panfletos informativos, elaborados pelos alunos Amanda Lima e Marcos Neubauer.
“Definições de saúde mental são objeto de diversos saberes, porém, prevalece um discurso psiquiátrico que a entende como oposta à loucura, denotando que pessoas com diagnósticos de transtornos mentais não podem ter nenhum grau de saúde mental, bem-estar ou qualidade de vida”, afirma Fúlvia.
De acordo com a docente, o objetivo central da atividade foi desmistificar este conceito e orientar as pessoas para ficarem atentas à sua própria condição geral de saúde, incluindo uma análise das crenças sobre si mesmo e gatilhos emocionais que possam gerar adoecimento.
“A inclusão dos aspectos psicológicos como parte da saúde e a ideia da produção social de saúde reafirmam que bem-estar físico e mental dependem de boas condições de vida, envolvendo alimentação, moradia, situação de emprego entre outros”, ressalta.
A especialização em Psicologia da Saúde da UniFAI é coordenada pela Prof.ª Dra. Maria de Fátima Belancieri.
Por Priscila Caldeira
Colaborou: Prof.ª Dra. Fúlvia Veronez