Rádio Life FM

Pós em Dependências Químicas e/ou Socioafetivas abrange desde políticas públicas até a promoção da saúde mental

Curso é dirigido a graduados nas diferentes áreas da saúde e social, bem como aos demais interessados

O Centro Universitário de Adamantina está com pré-matrículas abertas para o curso de especialização multidisciplinar em Dependências Químicas e/ou Socioafetivas (Pós-Graduação Lato Sensu).

O curso é dirigido a graduados nas diferentes áreas da saúde e social, bem como aos demais interessados.

Na especialização, os alunos desenvolvem estratégias de prevenção das dependências, utilizando abordagens psicoeducativas e de redução de danos, além de aplicarem técnicas terapêuticas e psicossociais no tratamento e reabilitação, considerando as características individuais e contextuais dos pacientes.

Outros pontos abarcam identificar e intervir nos fatores de risco e nas situações de vulnerabilidade, como violências familiares, sociais e institucionais e compreender as bases conceituais das dependências, incluindo fatores de risco, modelos explicativos e classificações diagnósticas.

“Em tempos de incentivos exagerados ao consumo, incertezas socioeconômicas e pressões para atingir padrões altíssimos de beleza, de poder aquisitivo e aceitação social, as dependências tem se agravado e atingido pessoas de todas as idades e classes socioculturais, trazendo implicações para o indivíduo, sua família e a comunidade com um todo, sendo necessárias ações e formações que visem a instrumentalização de profissionais para o manejo dos dependentes e das pessoas em seu entorno”, diz a Prof.ª Dra. Magda Arlete Vieira Cardozo, coordenadora de cursos da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG).

As aulas acontecem aos sábados na modalidade presencial, oferecidas de forma remoto síncrona via Google Meet, em três módulos, sendo: Módulo I, denominado Módulo Integrador em Atenção Psicossocial; Módulo II, com disciplinas específicas da área; e o Módulo III, destinado às atividades técnico-científicas.

As pré-matrículas podem ser feitas no site da Instituição (www.fai.com.br). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (18) 3502-7010 ou na página do curso.

 

Por Jéssica Nakadaira

Sair da versão mobile