Um dos suspeitos preso mantinha um ponto de comércio clandestino de “ferro velho” na própria residência. Cerca de mais 10 quilos cobre de fios e cabos elétricos foram apreendidos.
A Polícia Civil, por intermédio da Delegacia de Polícia de Ouro Verde, prendeu nesta terça-feira (20), duas pessoas, durante trabalho investigativo que apurava ocorrência de furto de fios e cabos de cobre em Ouro Verde.
Dois homens, de 46 e 20 anos, foram atuados em flagrante pelo crime de receptação qualificada e furto qualificado. O suspeito de 46 anos, mantinha um ponto de comércio clandestino de “ferro velho” na própria residência, e durante o interrogatório confessou que teria comprado do homem, de 20 anos, “umas pedaceiras de fio chamuscado”, e que teria pagado a quantia de R$ 126,00 pelo material, e que não teria aferido o peso.
Declarou também, que só comprou devido a insistência do suspeito de 20 anos, pois ele “não mexe com essas coisas não”. O indiciado de 46 anos, proprietário da residência, acabou atuado em flagrante por crime de receptação qualificada por exercer o comércio, ficando à disposição da Justiça.
Já outro individuo de 20 anos, foi atuado em flagrante pelo crime de furto qualificado, e durante sua declaração, ao ser formalmente indiciado, confessou que havia praticado outros furtos de fios, inclusive em propriedades rurais do município. Relatou ainda, que seu enteado, menor de idade, sempre o acompanhava nos locais furtados. Razão, pela qual também acabou sendo indiciado pelo crime de corrupção de menores.
Após o término dos procedimentos flagrâncias, ambos, permaneceram a presos à disposição da Justiça.
Os cabos e fios elétricos que furtados são geralmente queimados para separar a proteção de plástico e extrair o cobre, e em seguida, são comercializados ilegalmente. E aquele comerciante que comprar fios e cabos de cobre sem procedência de origem pode ser penalizado, por receptação qualificada, com pena reclusão de três a oito anos e multa.
Denúncias sobre pessoas que praticam furtos, e também as pessoas que compras o produto furtado, podem ser feitas pelo número do Disque-Denúncia 181 ou pelo telefone (18) 382 1153, da Delegacia de Polícia de Ouro Verde. O sigilo e o anonimato são garantidos
Após a audiência de custódia a Justiça, converteu a prisão em flagrante em prisão preventiva aos dois acusados.
Fonte: Jorge Zanoni