6 de junho de 2019

Polícia Civil de Teodoro Sampaio prende 12 traficantes de drogas durante Operação “Ortros”

Polícia Civil de Teodoro Sampaio prende 12 traficantes de drogas durante Operação “Ortros”
Operação ao tráfico de drogas resulta em 12 presos e entorpecentes apreendidos pela Polícia Civil em Teodoro Sampaio - Foto - Polícia Civil - Cedida

Mandados de prisão temporária foram expedidos pela Comarca de Teodoro Sampaio/SP. Ação foi deflagrada nesta quinta-feira (06/06/2019) na região Oeste do estado e também contou com atuação na cidade de Ipuã/SP

A Polícia Civil através da Delegacia de Polícia de Teodoro Sampaio/SP desencadeou durante a manhã de hoje (06) a Operação “ORTROS” visando dar cumprimento a mandados de prisão temporária, busca e apreensão domiciliar e internação provisória no combate ao tráfico de drogas.

Foram presos 08 (oito) investigados em Teodoro Sampaio/SP e outra investigada foi presa na cidade de Ipuã/SP. Também foram presos 3 (três) investigados que já se encontravam encarcerados em unidades prisionais de Caiuá/SP e Martinópolis/SP.
De acordo com o Delegado de Polícia João Paulo Tardin, que preside as investigações, a operação foi desencadeada após meses de trabalho investigativo:

“Pouco mais de dois meses de investigação permitiu o desnudamento de grande esquema de distribuição e venda de entorpecentes, organizado em células criminosas bem definidas, adstritas a seus respectivos âmbitos de atuação e compostas, em maioria, por indivíduos que ostentam anterior envolvimento com o tráfico ilícito de entorpecentes, indicando a coexistência de dois grupos distintos atuantes no tráfico de drogas local”, afirma.

Durante a ação, dois dos investigados foram autuados em flagrante delito por tráfico de drogas, sendo encontradas 17 (dezessete) pedras de “crack, com peso total de 3,0g (três gramas) e 75 (setenta e cinco) porções de “maconha”, com peso total de 196g (cento e noventa e seis gramas).

“Os trabalhos realizados nesta data constituem passo importante da investigação que culminou na expedição de diversos mandados de prisão temporária, 1 (um) mandado de internação provisória e 19 (dezenove) mandados de busca e apreensão domiciliar, sendo que 12 (doze) investigados alvos foram presos, e dois também em flagrante delito”, pontua.

Foram identificados importantes fornecedores de entorpecentes, responsáveis pelo abastecimento de diversos pontos de venda de drogas, mantidos pelos demais investigados, também identificados e presos.

“Foi elucidado que um dos investigados, oriundo da capital paulista, gerenciava o comércio ilícito e fornecia entorpecentes para certo grupo atuante nesta cidade de Teodoro Sampaio/SP, contando com participação direta dos demais comparsas que efetuavam a venda de drogas e repassavam o parcial lucro espúrio ao fornecedor através de transações bancárias. De igual modo, outro grupo também atrelado ao comércio de entorpecentes contava com a atuação direta de dois fornecedores para manutenção dos pontos de venda de drogas. Durante as investigações, estes dois fornecedores acabaram sendo presos em flagrante enquanto transportavam pouco mais de 1 kg (um quilo) de “maconha” destinada a esta cidade. A operação é exitosa, portanto, eis que permitiu a identificação da logística de venda de entorpecentes que aqui existia e consequente prisão de diversos criminosos diretamente envolvidos com o tráfico de drogas”, pontua o Delegado João Paulo.

 

Os aparelhos celulares dos investigados foram apreendidos e serão submetidos a exames periciais para prosseguimento das investigações. As prisões foram decretadas pelo período inicial de 30 (trinta) dias, podendo ser prorrogadas uma vez por igual período.

Os homens presos serão encaminhados para a Cadeia Pública de Presidente Venceslau/SP, com exceção daqueles que já estavam encarcerados, onde estarão à disposição da Justiça. As mulheres presas serão encaminhadas para a Cadeia Pública de Dracena/SP.

A Operação “ORTROS”, contou com a participação de 86 policiais civis da região de Presidente Venceslau/SP, Adamantina/SP, Dracena/SP, Presidente Prudente/SP e Assis/SP, além do apoio de equipe da Secretaria de Segurança Penitenciária com integrantes do GIR – Operações com Cães, que utilizou dois cães farejadores nas buscas.

Tráfico   Teodoro   3Tráfico   Teodoro   2Tráfico   Teodoro   1

Deinter – 8

Redação – Kako de Oliveira

 

Compartilhe esta notícia