3 de outubro de 2019

Polícia Civil de São Paulo deflagra Operação Blackjack

Polícia Civil de São Paulo deflagra Operação Blackjack

Prisões e buscas estão sendo realizadas em 13 (treze) cidades do interior

A Polícia Civil do Estado de São Paulo, por meio da Central de Polícia Judiciária de Presidente Venceslau e com apoio de outras unidades territoriais, deflagrou, na manhã desta quinta-feira (03), a Operação Blackjack.

As diligências realizadas por 130 policiais civis nas cidades de Caiuá, Pacaembu, Tupi Paulista, Martinópolis, Presidente Prudente, Presidente Venceslau, Santo Anastácio, Candido Mota, Birigui, Penápolis, Mirandópolis, Pereira Barreto e Valparaíso visam dar cumprimento a 11 (onze) mandados de Prisão Preventiva, 01 (um) mandado de Prisão Temporária e 26 (vinte e seis) mandados de busca e apreensão expedidos pela 1ª Vara Criminal da Comarca de Presidente Venceslau.

No município de Pres. Venceslau, a operação contou com o apoio da Polícia Militar, representada por 03 equipes da Força Tática, 3 equipes do BAEP e 1 equipe do canil.

As prisões e buscas estão relacionadas à investigação, de mais de três meses, da “Sintonia da Rifa”, estrutura criada por uma facção criminosa que atua dentro e fora dos presídios.

A investigação teve como ponto de partida a identificação de um indivíduo, morador de Presidente Venceslau, cuja atuação está vinculada a mencionada organização criminosa, exercendo a função de controle e distribuição de números de loteria ilegal denominada “Rifa” ou “RF”.

A distribuição é feita a faccionados responsáveis pela venda de cartelas em municípios do interior paulista na “Regional 018” e a arrecadação dos respectivos valores é em benefício do crime organizado.

As investigações promovidas pela Polícia Civil indicaram a efetiva atuação da célula criminosa voltada à difusão da loteria ilegal e ao comércio ilícito de drogas na região.

SINTONIA DA RIFA
O “Setor da Rifa” ou “RF” na estrutura da organização criminosa é uma fundamental fonte de recursos financeiros para manutenção dos seus ideais, principalmente em auxílio à atividade de domínio do narcotráfico, aumentando, em última análise, o poder econômico-financeiro do crime organizado.

Estima-se que a cada edição de sorteio da rifa, normalmente realizada bimestralmente, a organização criminosa confecciona e comercializa, em média, 60.000 (sessenta mil) números, ao custo individual de R$ 40,00 (quarenta reais), gerando uma receita bruta de aproximadamente R$ 2.400.000,00 (dois milhões e quatrocentos mil reais).

Os prêmios ofertados a cada sorteio são imóveis, apartamentos ou residências, veículos e valores em espécie.

 

Deinter – 8

Compartilhe esta notícia