Na manhã desta terça (28) foi realizada reunião de trabalho na Sede da Delegacia Seccional de Polícia de Adamantina para tratar da temática relacionada à prevenção de maus-tratos contra animais, bem como abrigamento de animais de pequeno, médio e grande porte.
A reunião foi coordenada pela Delegada de Polícia Drª Laíza Fernanda Rigatto Andrade e contou com a participação do Delegado Seccional de Polícia de Adamantina, Dr. Carlos Roberto Vasconcelos; da Meritíssima Juíza de Direito da 3° vara de Adamantina, Drª Ruth Duarte Menegatti; da Promotora do Meio ambiente, Drª Viviane Zaniboni Ferreira Barrueco; do Capitão PM Cacciari, da Polícia Militar Ambiental; do Capitão PM Bressan, da Polícia Militar de Adamantina; da Secretaria Municipal de Saúde de Adamantina Franciele Aparecida Anselmo de Campos; representantes da ONG “Pêlos e Patas”; defensores autônomos de animais; Médicos Veterinários e o Coordenador do Curso de Medicina Veterinária da Fai, Dr. Alexandre Wolf.
Além das discussões relacionadas ao abrigo de animais, foram tratadas possíveis parcerias entre os presentes visando melhor atendimento das ocorrências e custódia relacionadas a maus-tratos de animais. Durante a reunião foi anunciado pela Secretaria de Saúde que a Prefeitura Municipal de Adamantina iniciou processo de credenciamento de clínicas veterinárias para castração e inserção de chip em animais.
A Polícia Civil mantém intenso combate às práticas nocivas aos animais, importante ressaltar que recente mudança legislativa (Lei 17.640/2023) os médicos veterinários deverão notificar a Polícia Civil quando constatarem indícios de maus-tratos em animais atendidos. O cidadão também é parte fundamental nesta luta, podendo procurar a Delegacia mais próxima ou efetuar denúncias anônimas por meio do telefone 197.
Fonte: Comunicação Social