18 de março de 2020

Poder Judiciário e Ministério Público de Adamantina adotam medidas de restrição face ao coronavírus

Poder Judiciário e Ministério Público de Adamantina adotam medidas de restrição face ao coronavírus

Medidas restringem acesso presencial do público, suspensão de prazos processuais e audiências

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) e o Ministério paulista (MPSP), adotaram medidas de restrição, como recurso para tentar evitar a disseminação do coronavírus. As medidas envolvem suspensão de atendimento ao público, realização de trabalhos à distância (home-office) e suspensão de prazos processuais.

Poder Judiciário
Segundo informa o site oficial do TJSP, nesta segunda-feira (16) o Conselho Superior da magistratura paulista editou o Provimento nº 2.545/20 com determinações que reduzem o fluxo de pessoas nos prédios do Poder Judiciário de São Paulo. Entre as medidas está a suspensão dos prazos processuais, atendimento ao público, audiências (exceto as de custódia e as de apresentação, ao juiz, de adolescente em conflito com a lei apreendido e representado), sessões de julgamento no Tribunal de Justiça, sessões do Tribunal do Júri, por 30 dias, exceto os casos listados no provimento.

Os juízes diretores de fórum e administradores, quando o caso, tomarão as medidas necessárias para limitar o fluxo de pessoas nos prédios, permitindo o acesso apenas daquelas que participarão de atos judiciais ou que comprovarem a necessidade de ingresso, franqueando-se a entrada de membros do Ministério Público, advogados e defensores.

No provimento do Conselho Superior da magistratura paulista também constam orientações sobre os casos de afastamento de servidores e magistrados e as informações detalhas para a implantação do trabalho remoto e a quantidade de pessoas em cada equipe que deve trabalhar presencialmente nas comarcas do interior e fóruns da Capital, bem como gabinetes e unidades administrativas.

Ministério Público
Já em relação ao MPSP, o site do órgão informa sobre uma nova resolução do procurador-geral de Justiça, Gianpaolo Smanio, que amplia as medidas de prevenção no âmbito do MPSP contra a propagação do coronavírus. A medida foi publicada no “Diário Oficial” desta terça-feira (17). O expediente terá horário reduzido (das 11 às 17 horas), o home office passará a ser o sistema preferencial de trabalho (todos os estagiários trabalharão de casa, bem como os membros e servidores) e os prédios da instituição estarão fechados para o público externo.

As oitivas e as visitas realizadas pelos promotores ficarão suspensas pelo prazo de 30 dias.

Todas essas medidas estão em linha com as orientações das autoridades sanitárias e reforçam o que havia sido definido na semana passada, quando o PGJ havia determinado que membros e servidores com suspeita de ter contraído o coronavírus entrariam em quarentena de 14 dias.

 

Siga Mais

Compartilhe esta notícia

Ouça Ao Vivo

Apoio Cultural

As mais lidas de hoje

Apoio Cultural

As mais lidas da semana

Apoio Cultural

As mais lidas do mês