O Poder Judiciário de Adamantina participou da Semana de Capacitação para Professores da Rede Pública, realizada entre os dias 24 e 27 de janeiro pela Secretaria Municipal de Ensino. A juíza Ruth Duarte Menegatti, da 3ª Vara Cível da Comarca, apresentou temas como educação inclusiva e antirracista, no âmbito da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).
“Com uma proposta de educação humanizada, essa formação trouxe conhecimento das leis de inclusão e antirracistas numa perspectiva de apresentar ferramentas e instrumentos de intervenção prática”, afirmou a magistrada. Ao todo, cerca de 250 docentes participaram da capacitação.
O tema da inclusão perpassou a Declaração de Salamanca, resolução das Nações Unidas que traz os princípios da educação inclusiva, até as práticas atuais e as necessidades de adequações indispensáveis na escola regular. Na perspectiva antirracista, a juíza traçou uma linha do tempo que vai da chegada dos primeiros africanos ao Brasil até os dias atuais, com o intuito de auxiliar a reflexão sobre a construção e manutenção de preconceitos e intolerâncias de todas as formas.
Comunicação Social TJSP – RD (texto) / Divulgação (fotos)