11 de fevereiro de 2021

Penitenciária tem 7 servidores e 15 detentos com Covid-19, diz SAP

Penitenciária  tem 7 servidores e 15 detentos com Covid-19, diz SAP

Após o falecimento de um policial penal que atuava na Penitenciária de Flórida Paulista que ocorreu na noite da última segunda-feira (8), foi solicitado à  Secretaria de Administração Penitenciária, a “SAP”, um balanço da situação enfrentada dentro do complexo prisional por servidores e detentos em relação à Covid-19.

 

Em nota, a SAP divulgou que atualmente sete servidores estão afastados por testarem positivo para coronavírus e que o quadro de saúde dos mesmos é estável.

 

Já em relação aos presos, a secretaria informou que a unidade está com 16 reeducando que testarem positivo para Covid-19 e que destes, um já está recuperado. Todos estão sob os cuidados médicos na própria unidade que conta com dois médicos clínicos gerais; três enfermeiras; três auxiliares de enfermagem; um cirurgião dentista; um farmacêutico e uma psicóloga.

 

A SAP também informou que nenhum dos detentos que estão em tratamento da doença tiveram de ser encaminhados para o hospital.

 

Ainda na nota, a SAP reforçou que “atua diuturnamente na atenção à saúde dos presos, o que passou a ser intensificado durante a pandemia do novo coronavírus. A pasta distribuiu cerca de 3,4 milhões de máscaras, entre outros Equipamentos de Proteção Individual, além da ampliação na distribuição de produtos de higiene, tanto para limpeza das celas quanto para uso pessoal. Todos os custodiados foram e continuam sendo orientados sobre o uso correto de máscaras de proteção, tanto verbalmente como por meio da afixação de cartazes e distribuição de panfletos. A taxa de letalidade pela COVID-19 entre os presos está em 0,3% dos casos, muito menor do que a população externa ao presídio, o que demonstra a efetividade das medidas adotadas”.

 

Questionada sobre a continuidade ou não das visitas, tendo em vista a existência de detentos infectados com a doença na unidade, a SAP informou que “a permanência ou suspensão das visitas em cada unidade prisional é analisada semanalmente e leva em consideração quais raios serão visitados na semana em questão, além de todo o cuidado sanitário para evitar contaminação”.

 

Já entre servidores do sistema prisional os quais nossa reportagem pode conversar e que preferiram não se identificar, o que impera é o medo, a incerteza e a vulnerabilidade da exposição ao vírus que segundo eles, está cada vez mais presente no ambiente de trabalho.

LOTAÇÃO PENITENCIÁRIA DE FLÓRIDA PAULISTA

Segundo dados da SAP, atualizados na última terça-feira (09), a penitenciária que tem espaço para acomodar 844 detentos, abrigava 1.581 homens, ou seja, 737 presos acima de sua capacidade total, número este suficiente para quase lotar um presidio com a mesma dimensão do existente em Flórida Paulista.

 

Fonte: Folha Regional

Compartilhe esta notícia

Ouça Ao Vivo

Apoio Cultural

As mais lidas de hoje

Apoio Cultural

As mais lidas da semana

Apoio Cultural

As mais lidas do mês