29 de abril de 2019

Pedreiro tem morte cerebral após cair de escada e órgãos são doados por familiares

Pedreiro tem morte cerebral após cair de escada e órgãos são doados por familiares
Após constatada a morte cerebral do pedreiro José Gilberto de Souza, família autorizou doação de órgãos (Reprodução/Panorama Notícia)

Foram captados os rins, as córneas e os ossos, que beneficiarão mais de cinco pessoas

Foi realizada neste sábado (27), na Santa Casa de Presidente Prudente, a retirada de órgãos do pedreiro José Gilberto de Souza, de 44, morador em Panorama, que foram captados para doação.

Ele trabalhava em uma obra e após cair de uma escada, sofreu fraturas graves na cabeça. Foi socorrido, mas teve morte cerebral diagnosticada pela equipe médica. Sensibilizada, a família autorizou a doação dos órgãos para transplante. Segundo a Santa Casa de Presidente Prudente, foram captados os rins, as córneas e os ossos do pedreiro de panorama.

A retirada dos rins foi realizada pela equipe de transplantes e captação do hospital. “Para o reimplante dos rins, temos até 48 horas após essa captação”, explicou o urologista Matheus Rodrigues.

Urologistas   Transplante

Os rins e as córneas foram encaminhados para a Organização de Procura de Órgãos (OPO), de Marília, que, após o exame de compatibilidade, faz a distribuição de acordo com a fila de espera. Os ossos foram captados por uma equipe de um banco de tecido ósseo de Marília.

A Santa Casa de Presidente Prudente informou que mais de cinco pessoas que esperam por um transplante serão beneficiadas com os órgãos do morador de Panorama.

Nos últimos 15 dias, esta foi a terceira captação de múltiplos órgãos realizada no hospital prudentino. Nos últimos dois casos, uma mulher de 50 anos e um homem de 57, que morreram de AVC hemorrágico, as famílias aceitaram fazer a doação.

Segundo o médico coordenador da Comissão Intra-Hospitalar de Transplantes, Carlos Eduardo Bosso, um aumento na chegada de casos neurológicos graves e a circulação de informações acabam incentivando a doação.

Portal Regional

Redação – Kako de Oliveira

Órgãos   Transplante
Compartilhe esta notícia