14 de setembro de 2020

Pedagogia da UniFAI discute Transtorno do Espectro Autista (TEA) em palestra remota

Pedagogia da UniFAI discute Transtorno do Espectro Autista (TEA) em palestra remota

No último dia 02, o curso de Pedagogia do Centro Universitário de Adamantina (UniFAI) promoveu uma palestra on-line sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), ministrada pelo médico pediatra e docente da UniFAI, Prof. Me. Cesar Antonio Franco Marinho.

O objetivo foi esclarecer os alunos sobre o assunto e trazer mais conhecimento de como suspeitar, conviver e educar as crianças com TEA.

“O autismo é um transtorno de desenvolvimento que geralmente aparece nos três primeiros anos de vida e compromete as habilidades de comunicação e interação social. A Lei Federal nº 12.764 (Lei Berenice Piana), que institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, inclui essas crianças em escolas e universidades regulares, pois isolá-las ou colocá-las em colégios especiais retira delas a igualdade – tão importante ao comportamento de todos”, afirmou o professor Cesar.

De acordo com a coordenadora do curso de Pedagogia, Prof.ª Ma. Siomara Augusta Ladeia Marinho, o intuito de promover a palestra foi o de levar mais informações e sensibilizá-los quanto à conscientização da temática “tão importante na atualidade, já que dados mostram um grande crescimento de diagnósticos do TEA”.

O estudante do 4º termo, Jaime Alex Parra Martinez, afirmou que a palestra foi “excelente” e de fácil entendimento. “Pude ampliar os meus conhecimentos e me reciclar”, comentou.

“Achei a palestra ótima. As dúvidas que tinha sobre TEA foram sanadas. As pesquisas mostram que uma em cada 100 crianças (algumas pesquisas indicam que o transtorno é ainda mais frequente) pode ser diagnosticada com algum grau do espectro, que afeta mais os meninos do que as meninas”, disse a estudante do 6° termo, Maria Camila Bassan.

O curso de Pedagogia agradeceu ao médico Cesar Marinho pelo compartilhamento do conhecimento e experiência sobre o assunto.

Por Priscila Caldeira/ Colaborou: Prof.ª Ma. Siomara Marinho

Compartilhe esta notícia