1 de novembro de 2022

PAAM da Prefeitura de Adamantina compra hortifrútis de 56 agricultores familiares que atuam no município

PAAM da Prefeitura de Adamantina compra hortifrútis de 56 agricultores familiares que atuam no município
12 entidades são beneficiadas com o repasse dos alimentos adquiridos

O Programa de Aquisição de Alimentos Municipal (PAAM) segue em execução em 2022. Este ano, foram beneficiadas 12 entidades que atuam no município com o repasse de mais de 140 mil quilos de hortifrútis e mais de 35 mil litros de leite e mais 56 agricultores familiares. Para a realização, o município investiu em recursos próprios R$500 mil.

O PAAM foi criado com duas finalidades básicas que é a promoção do acesso à alimentação e o incentivo à agricultura familiar. Para isso, o programa faz a aquisição de alimentos produzidos pela agricultura familiar, e a destinação às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional e àquelas atendidas pela rede socioassistencial que atualmente são: Casa do Garoto, IAMA, Lar Cristão, Projeto Asa, Órgão Gestor, APAE, Lar dos Velhos, Pai Nosso Lar, Santa Casa, Residência Terapêutica; Rede de Combate ao Câncer e Associação dos Renais Crônicos (ARCA).

Mensalmente, 2594 pessoas e famílias recebem banana, maracujá, batata doce, almeirão, mandioca, abóbora, batata inglesa, berinjela, limão, entre outros de acordo com a produção.

Os agricultores fazem a entrega do que foi produzido toda segunda-feira no Recinto Poliesportivo e no período da tarde, as entidades fazem a retirada dos produtos de forma proporcional ao número de atendidos.

De acordo com o secretário de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, Thiago Benetão, todos os agricultores que vendem a sua produção para a Prefeitura de Adamantina fazem parte do Programa Municipal de Compostagem e possuem o título de Produtor Resiliente.

“Isso é muito importante, porque sabemos que os hortifrútis que são produzidos com qualidade, pois fazem uso do composto orgânico que fazemos a distribuição de forma gratuita e eles ainda empregam as boas práticas em suas propriedades”, afirma.

O secretário ainda comenta que isso é possível, porque mesmo após o fim do convênio com o Euroclima+, o município continua disponibilizando para os agricultores assistência técnica especializada.

O contrato segue em execução até a entrega total dos produtos adquiridos ou até o dia 31 de janeiro. Vencido o prazo, um novo processo de seleção pública para aquisição de gêneros alimentícios dos agricultores familiares que atuam no município será aberto.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa

Compartilhe esta notícia