30 de setembro de 2019

‘Outubro Rosa’ e ‘Novembro Azul’: ações de conscientização contra o câncer tem início em Adamantina

‘Outubro Rosa’ e ‘Novembro Azul’: ações de conscientização contra o câncer tem início em Adamantina

Em Adamantina, a Rede de Combate ao Câncer tem organizado uma programação especial com ações que visam à conscientização sobre a importância da prevenção

Outubro é o mês de mobilização pela detecção precoce do câncer de mama. Para ficar mais alinhado à ideia, o mês ganha até uma cor, o rosa.

O câncer de mama, de acordo com o Inca (Instituto Nacional do Câncer), é o segundo mais frequente no mundo e o mais comum entre as mulheres, respondendo por mais de 20% dos casos novos a cada ano. No Brasil, o câncer de mama também é o de maior incidência entre as mulheres. Se for detectado precocemente, aumenta-se a chance de cura e a sobrevida da paciente.
Em Adamantina, a Rede de Combate ao Câncer tem organizado uma programação especial para o mês todo, com ações que visam à conscientização do público feminino sobre a importância da prevenção.

“O objetivo da campanha é despertar em cada pessoa que a prevenção é a melhor maneira de cuidar e demonstrar amor próprio”, destaca Radige Mostafa Bernardo Sposito, presidente da entidade.

PROGRAMAÇÃO
A programação tem início no próximo dia 3 de outubro. Durante todas as quintas-feiras do mês, haverá mutirão feminino na Rede de Combate ao Câncer, sem agendamento, das 8h às 14h.

Na semana seguinte inicia roda de conversa, com a participação de entidades, população, voluntários e médicos. O primeiro encontro está agendado para o dia 8 de outubro, na sede do IAMA (Instituto de Assistência ao Menor de Adamantina), no Jardim Brasil.

No dia 15 é a vez da comunidade do Jardim Bela Vista. Em 22 de outubro, a roda de conversa com dicas e orientações será na Casa do Garoto. E, no dia 29, na escola Eurico Leite de Moraes, no Jardim Adamantina.

A tradicional caminhada contra o câncer acontece no dia 26, com saída do Tiro de Guerra, às 9h, e chegada à Praça Élio Micheloni, no Centro de Adamantina.

NOVEMBRO AZUL
Já em relação ao câncer de próstata, os órgãos estimam mais de 60 mil novos casos da doença este ano. Se forem detectados precocemente, alerta a presidente da Rede de Combate ao Câncer, aumenta-se a chance de cura e a sobrevida da paciente. “Por isso o foco da campanha é a prevenção”, diz.

Para os homens, também haverá diversas ações de conscientização. O destaque na programação fica para o Jantar Italiano, que será realizado no dia 9 de novembro, na Estância Dorigo. A animação é por conta de Ricardo Bombarda.

No cardápio, salada verde, berinjela caprese, carlaccio de zucchini, brachola de frango, spaguetti com porpeta, penne ao molho pesto e brócolis, rondelli de presunto e mussarela ao molho rosê e polenta na tábua com ragu de pernil. Os convites já estão sendo comercializados com voluntários pelo valor de R$ 70.

E, no dia 28, acontecem agendamento e prevenção do câncer de próstata. O mutirão está marcado para o dia 30 de novembro. As vagas são limitadas.

Mais informações sobre as ações podem ser obtidas pelo telefone 3521-1815, ou na rua Mario Olivero, 259.

 

IMPACTO NOTÍCIAS

Compartilhe esta notícia

Ouça Ao Vivo

Apoio Cultural

As mais lidas de hoje

Apoio Cultural

As mais lidas da semana

Apoio Cultural

As mais lidas do mês