O FIM DA TRILOGIA: “O BOM, O MAU E O FEIO”

Sérgio Barbosa
“Destaque para o trabalho de Wallach. Lançado no cinema com o título de ‘Três Homens em Conflito’. Com uma trilha sonora maravilhosa do mestre Ennio Morricone. Sérgio Leone, nesta produção mostrou mais uma vez ao mundo a sua genialidade.” (DVD CONTINENTAL HOME VÍDEO/WONDER MULTIMÍDIA)
By seb@r.
O final da Trilogia do maestro da produção cinematográfica Sergio Leone com a promoção e execução dos filmes, a saber: POR UM PUNHADO DE DÓLARES (1964), POR UNS DÓLARES A MAIS (1965) e fechando com O BOM, O MAU E O FEIO (1967), a realização desta trinca que ficou registrado na trilha do tempo da sétima arte no gênero “western spaghtti”.
Ainda, os três filmes fazem parte do acerto cinematográfico internacional como “trilogia dos dólares” e reforça o traço pessoal e magistral de CLINT EASTWOOD como o Cavaleiro sem nome, porém, existem outros desencontros agendados em todas as etapas do filme “O BOM, O MAU E O FEIO”, entre os quais, as presenças marcantes de ELI WALLACH e LEE VAN CLEEF.
Uma produção italiana e espanhola no ano de 1967 foi lançado em grande estilo na Itália como o titulo de “Il Buono, Il Brutto, Il Cativo”, bem como, no cenário internacional com outro título: “Três Homens em Conflito”.
Outra marca registrada desta produção sob a direção de Sergio Leone e roteiro de Age Scarpelli-Luciano Vincenzoni-S. Leone esteve sob a maestria de um dos maiores músicos da sétima arte, o maestro ENNIO MORRICONE que deixou a sua assinatura na trilha sonora do filme em pauta.
O contexto do filme “O BOM, O MAU E O FEIO” traz para o receptor a mensagem por meio da produção cinematográfica com diversos panos de fundo, entre os quais o retrato colorido, porém, com características em preto e branco de acontecimentos relacionado com a “Guerra Civil Norte Americana”.
Na essência do roteiro, as características buscam a sequência da trilogia e apresentam ao público a “guerra particular” dos bandoleiros em busca do mesmo objetivo, ou seja, “as moedas de ouro” como recompensa pelo desejo da conquista além das trocas, bem como, muitas idas e vindas no decorrer do filme, quando três homens aparecem juntos e depois, sem mais e sem menos, ficam prisioneiros um do outro para um único olhar frente à conquista das “moedas de ouro” como recompensa final de uma trilogia que superou o tempo do “western spaghetti”.
Destaque, ainda, para as imagens do deserto, quando homens se perdem em suas contradições pela sobrevivência no cenário patrocinado pela vingança deste ou daquele lado, possibilitando muitas interpretações desconectadas do senso comum cinematográfico e reforçando o lado sublime do gênero faroeste na reflexão critica das questões sociais e políticas.
AVE SERGIO LEONE! AVE ENNIO MORRICONE!
AVE CLINT EASTWOOD! AVE ELI WALLACH! AVE LEE VAN CLEEF!
_______________________________________________
e-mail: [email protected]