“A chamada gestão organizacional nada mais é do que a administração de um negócio, empresa ou organização com o objetivo de alcançar metas e conquistar resultados positivos e rentáveis. A função desse tipo de gestão é conduzir pessoas e processos de forma eficaz, promover melhorias, criar um ambiente colaborativo, motivado, propício ao autodesenvolvimento e, consequentemente, à conquista de resultados”. (FONTE: Portal IBC acessado in 21/6/2016, 19h10.)
Neste novo tempo novo, quando as denominadas organizações estão desenvolvendo diversas atividades em áreas distintas no mercado glocal, ou seja, do global para o local, faz-se necessário estar em conexão com as novas propostas focadas em “Gestão Organizacional”…
Desta forma, a comunidade REGIOCAL, isso é, do contexto regional para o local, considerando os cenários internacional, nacional e estadual, deve estar atenta aos fatos que estão ocorrendo no mercado, tendo em vista as prioridades desta ou daquela área de atuação neste TEMPO NOVO TEMPO…
No contexto da prestação de serviços, bem como, na produção de bens em geral, deve-se pautar pelos conceitos de preço, ainda, pela qualidade do produto ou do serviço colocado no mercado em tempo de pós-globalização organizacional…
Assim, existem opções em nível acadêmico, isso é para quem busca estar em sintonia com as exigências deste mercado que selecionada e qualifica todas as ações estratégicas direcionadas para atender a demanda em níveis de produto ou serviço…
Nestes desencontros patrocinados quase sempre pelas “crises” localizadas, porém, com abrangência em nível nacional, não tem como o cenário regional ficar distante dos resultados negativos direcionados para o mercado local, ainda, em todas as áreas da produção, dos serviços e do consumo neste cenário mediado por um NOVO TEMPO NOVO…
Porém, como afirma o dito popular tupiniquim, a saber: “melhor prevenir do que remediar”, portanto, fazem-se necessárias estarem buscando sempre uma qualificação de acordo as novas exigências do Mercado em tempo de crises em diversas áreas…
Portanto, a proposta mediada pela denominada GESTÃO ORGANIZACIONAL pode fazer a diferença neste momento, possibilitando novas alternativas patrocinadas pelas REDES SOCIAIS por meio das diversas estratégias desenvolvidas na área do MARKETING DIGITAL…
Também, como alerta outro dito popular, “o rio não está pra peixe”, haja vista as exigências do mercado consumidor neste NOVO TEMPO NOVO, tendo em vista que o mesmo está buscando qualidade deste ou daquele produto/serviço, ainda, destacando a importância do preço e ponto quase final…
Reforçando que não se pode ficar distante dos fatos em nível GLOCAL, ou seja, do GLOBAL PARA O LOCAL, bem como, considerando que tais ocorrências acabam chegando em todos os lugares deste PAÍS DO FAZ DE CONTA…
Entretanto, faz-se necessário estar sempre em ESTADO DE ALERTA neste cenário de idas e vindas patrocinadas em nível de NOVO TEMPO NOVO, assim, TODO CUIDADO É POUCO, além de que a PREVENÇÃO continua sendo a melhor alternativa para todos os problemas neste período…
QUEM SOBREVIVER VAI SABER…
______________________________
(*) jornalista diplomado, consultor na área de gestão em comunicação organizacional e pesquisador da Cátedra UNESCO/UMESP de Comunicação para o Desenvolvimento Regional.
e-mail: barbosa.sebar@gmail.com