30 de dezembro de 2021

Novo golpe pelo Instagram faz vítimas em Adamantina; Polícia Civil divulga orientações

Novo golpe pelo Instagram faz vítimas em Adamantina; Polícia Civil divulga orientações
Criminosos invadem perfis, publicam venda de produtos usados e se apropriam do dinheiro.

A Polícia Civil de Adamantina publicou na tarde desta quinta-feira (30) no perfil da DIG (Delegacia de Investigações Gerais) e DISE (Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes), nas redes sociais, orientações sobre a ocorrência de um novo golpe, pelo Instagram (veja).

A abordagem dos criminosos tenta enganar vítimas que estão em busca de eletrodomésticos e móveis usados. Na cidade, segundo informou um agente da Polícia Civil local, pelo menos cinco pessoas procuram a unidade policiam com relatos de terem sofrido prejuízos com essa nova tática golpista.

Segundo publicou a fanpage da DIG/DISE de Adamantina, após os criminosos invadirem contas legítimas de usuários do Instagram, assumem as postagens e publicam stories anunciando sobretudo equipamentos eletrônicos e eletrodomésticos, e outros produtos, em ótimo estado de conservação e por preços atrativos.

A publicação é feita em nome de um suposto amigo ou parente que está de mudança e precisa vender os itens, o que inibe suspeitas, e alcança a rede dos contatos do perfil hackeado. “Com bastante lábia, os golpistas convencem a vítima a fazer uma transferência via Pix para reservar o produto, que nunca é entregue”, explica a postagem da DIG/DISE.

A Polícia Civil de Adamantina prossegue com o texto, com orientações de como se proteger e o que fazer se cair no golpe. Veja:

Como se proteger

O golpe é bem elaborado e, segundo as vítimas, o que mais engana é o fato de os produtos serem anunciados no perfil de uma pessoa próxima e confiável. No entanto, o modus operandi dos criminosos é semelhante, de forma que é possível escapar da fraude seguindo recomendações simples e atentando para alguns detalhes.

Antes de concluir qualquer transação, é importante confirmar a autenticidade da história com o dono da conta. Vale enviar uma mensagem via WhatsApp ou fazer uma ligação telefônica, por exemplo, ou até mesmo pessoalmente se possível.

Outra recomendação é observar os dados da chave Pix informada pelo criminoso. Geralmente o envio de uma chave registrada em nome de terceiros é um dos indícios mais fortes de que se trata de um golpe.

Também é válido prestar atenção no comportamento do criminoso. Os golpistas têm pressa e recorrem a diversas artimanhas para que a vítima efetue a transferência o mais rápido possível.

“Eles vão fazer pressão psicológica, dizendo que os produtos estão acabando ou que há muitas pessoas interessadas no item, por exemplo, para justificar a solicitação do envio de um sinal”. Nesse sentido, a liquidação instantânea das transferências via Pix trabalha a favor dos criminosos, que recebem o dinheiro na hora e podem sacá-lo ou transferi-lo rapidamente.

Desconfie também de valores muito baixos de produtos de ótima qualidade que estão com preço bem abaixo do mercado.

Caí no golpe. E agora?

Se você foi vítima do golpe, a recomendação é de imediato entrar em contato com a sua instituição financeira e reportar a fraude, solicitando o estorno do valor enviado.

A denúncia será enviada para as equipes de segurança do Banco as quais posteriormente vão agir para congelar ou cancelar a chave Pix”. Logo, a denúncia é importante para evitar que outras pessoas caiam na fraude.

Em seguida, é preciso avisar à pessoa que teve o perfil hackeado, para que ela possa alertar outros sobre a ocorrência do golpe e impedir que surjam novas vítimas.

E por fim realizar o registro de boletim de ocorrência em uma delegacia mais próxima.

 

Fonte: Siga Mais

Compartilhe esta notícia

Ouça Ao Vivo

Apoio Cultural

As mais lidas de hoje

Apoio Cultural

As mais lidas da semana

Apoio Cultural

As mais lidas do mês