A cidade de Adamantina está prestes a dar um importante passo em mobilidade urbana sustentável com a implantação de uma nova ciclovia na estrada vicinal Moysés Justino da Silva, no trecho que liga o município à divisa com Lucélia. Com 920 metros de extensão, a ciclovia contará com calçadas, pintura, paisagismo, iluminação e uma passarela de 30 metros para garantir travessia segura sobre a linha férrea paralela ao atual viaduto.
Mais do que uma infraestrutura para ciclistas, a obra representa um avanço na integração entre Adamantina e Lucélia, favorecendo deslocamentos seguros e incentivando o uso da bicicleta como meio de transporte, lazer e prática esportiva. A rota, com relevo suave, também oferece potencial para passeios em família e atividades físicas ao ar livre, ampliando as opções de convivência urbana e bem-estar da população.
Com investimento superior a R$ 1 milhão por meio do Fundo de Interesses Difusos (FID) da Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo, o projeto valoriza a escuta ativa da comunidade local, especialmente dos ciclistas que usam diariamente o trajeto para o trabalho, lazer e esporte. A iniciativa também abre oportunidades para a instalação de comércios voltados ao público ciclista, como pontos de hidratação e alimentação ao longo do percurso. A vereadora Meire Alves convidou um grupo de ciclistas para conhecer o projeto e realizar uma escuta ativa.
A licitação será realizada na modalidade concorrência eletrônica, do tipo menor preço global, com sessão pública marcada para o dia 18 de julho de 2025, às 9h. Paralelamente, Lucélia desenvolverá projeto semelhante, o que viabilizará no futuro uma ciclovia contínua entre os dois municípios, promovendo mais segurança, conectividade e qualidade de vida para todos.