18 de junho de 2021

Nomeação da nova reitoria da UniFAI: Centro Acadêmico publica Carta Aberta aos vereadores

Nomeação da nova reitoria da UniFAI: Centro Acadêmico publica Carta Aberta aos vereadores
Próxima etapa do processo de escolha é a apreciação dos nomes dos indicados pela Câmara.

O Centro Acadêmico do Centro Universitário de Adamantina (UniFAI), órgão que representa os estudantes da faculdade, divulgou uma Carta Aberta aos vereadores onde se posiciona sobre o processo de nomeação da nova reitoria da instituição de ensino.

 

A manifestação pública, com data desta sexta-feira (18), é assinada pelo presidente do Centro Acadêmico, Luiz Octávio Amarins Cianca, que também é membro do Conselho Universitário da UniFAI, colegiado que apreciou os projetos de gestão e votou nos candidatos à reitoria, para a formação da lista tríplice. “Nossa instituição conta hoje, com 194 servidores administrativos, 293 docentes e milhares de alunos. O Conselho Universitário representa todas essas pessoas, e, portanto, uma atitude antidemocrática – tal qual a tomada na escolha da chapa menos votada – enfrenta diretamente todos da UniFAI. Vale lembrar, senhores, que a maioria dos citados são aqueles que confiaram à esta bancada, os seus votos nas urnas”.

 

Diferente do que tradicionalmente ocorre – onde o nome mais votado pelo Conselho Universitário e que encabeça a lista tríplice é indicado para assumir a gestão da autarquia – o prefeito Márcio Cardim, que já foi diretor da mesma instituição de ensino, escolheu pelo segundo nome, condição de decisão que é permitida por lei. A norma não condiciona que o mais votado no Conselho seja indicado à reitoria, mas que a escolha seja feita a partir dos nomes que constam da lista tríplice.

 

Assim, os nomes indicados por Cardim são dos professores doutores Vagner Amado Belo de Oliveira para reitor e Albanir Gabriel Borrasca para vice-reitor. A chapa ficou em segundo lugar, no Conselho Universitário, com 6 votos. Já a chapa que encabeçou a votação no Conselho, e abre a lista tríplice, é formada pelos professores doutores Alexandre Teixeira de Souza e Wendel Cleber Soares, que obteve 12 votos.

 

A decisão do prefeito, que não acolheu o nome que encabeça a lista tríplice, gerou reações. Uma delas ontem, quando os estudantes protestaram em uma carreata pelas ruas de Adamantina.

 

A Carta Aberta, desta sexta-feira, já foi encaminhada aos vereadores. Abaixo, veja a íntegra do documento. O conteúdo também pode ser acessado neste link.

 

Carta Aberta aos vereadores do Município de Adamantina

Adamantina, 18 de junho de 2021

Excelentíssimos Senhores Vereadores,

Venho por meio desta carta, em nome do Conselho Universitário da UniFai, e como representante de Todos os alunos da instituição, solicitar sensatez em suas decisões.

É de conhecimento geral que a escolha da nova reitoria da Unifai é de grande monta não só para os alunos e funcionários da instituição, mas também para todo o município de Adamantina. É notória a discrepância de votos entre as chapas, e tal fato deve ser levado em questão, quando for passado pelas mãos dos senhores.

Hoje a UniFai se encontra em situação caótica. Os cursos se encontram sucateados, abandonados, com alta evasão de alunos. Como exemplo, podemos citar o curso de Farmácia, que já foi um dos maiores cursos da instituição, e hoje, divide matérias com o curso de nutrição, justamente pela falta de alunos. Além disso, a faixa salarial extremamente baixa, faz com que se torne difícil a captação de docentes qualificados para a instituição.

Temos uma faculdade com extremo potencial. Temos pessoas que se doam pela instituição. No entanto, é visível que a “joia da alta paulista” se encontra estacionada no tempo, perdendo o seu brilho. Vemos extremo investimento no curso de medicina, e esquecimento dos outros cursos – o que torna a balança financeira, extremamente desequilibrada.

Nossa instituição conta hoje, com 194 servidores administrativos, 293 docentes e milhares de alunos. O conselho universitário representa todas essas pessoas, e, portanto, uma atitude antidemocrática – tal qual a tomada na escolha da chapa menos votada – enfrenta diretamente todos da UniFai. Vale lembrar, senhores, que a maioria dos citados são aqueles que confiaram à esta bancada, os seus votos nas urnas.

Defendemos que todos os cursos se mantenham em Adamantina, caso haja condições para o decorrer das atividades no município, o que ainda não temos para o curso de Medicina.

Defendemos, senhores, uma UniFai autônoma, capaz de decidir por si só, sem a necessidade de palpites e ordens em seus diretores.

Sendo assim, a primeira demonstração de que a UniFai terá sua autonomia – assim como defende nosso excelentíssimo prefeito – será o respeito à decisão tomada pelo Conselho Universitário.

Grato pela atenção, e ansioso por uma decisão sensata.

Luiz Octávio Amarins Cianca

Presidente do Centro Acadêmico Dr. César Antônio Franco Marinho. 

 

Câmara deve votar referendo na segunda-feira

A indicação dos nomes de reitor e vice-reitor foram encaminhados pela Prefeitura de Adamantina à Câmara Municipal, que vai precisar referendar, em votação, no plenário. A Câmara pode validar a escolha do chefe do poder executivo, ou rejeitar. Se ocorrer a rejeição, o prefeito deve fazer nova indicação, com base na lista tríplice.

 

A escolha do prefeito foi divulgada em nota pela Prefeitura de Adamantina (íntegra abaixo), na última quinta-feira (16). Na nota, a Prefeitura de Adamantina expôs a decisão do prefeito. “Sendo assim, a decisão do chefe do poder executivo destaca que o candidato Vagner Belo e seu vice Albanir Borrasca, desde o início vêm realizando uma importante construção de confiança com o chefe do executivo, primeiramente por conhecer e acompanhar a evolução dos projetos em execução em uma parceria do Executivo com a UniFAI, que se estende ao longo de anos, buscando uma gestão participativa, considerando que por diversas vezes foram realizados, a pedido dos candidatos, encontros e reuniões”, diz a nota. “O prefeito ainda ressalta em sua decisão que o plano de gestão apresentado ao executivo além de ter uma efetiva execução do projeto em andamento ainda traz a expectativa de criação e inserção de novas práticas e ideias, que possam colaborar significativamente no oferecimento e melhoria dos cursos de graduação”, menciona outro trecho do texto.

 

NOTA

Prefeitura de Adamantina encaminha nomes de reitor e vice-reitor para Câmara

Em atendimento ao artigo 4º da Lei Complementar 274 de 25 de maio de 2017, a Prefeitura de Adamantina encaminhou para a Câmara Municipal os nomes dos indicados aos cargos de reitor e vice-reitor da UniFAI.

 

Após receber a lista tríplice, enviada pelo Conselho Universitário, o prefeito Márcio Cardim optou pela indicação dos nomes de doutor Vagner Amado Belo de Oliveira para reitor e para vice-reitor do professor doutor Albanir Gabriel Borrasca de acordo com o que determina o inciso I que os empregados em comissão, nomeados pelo prefeito do município de Adamantina, ad referendum da Câmara Municipal, atendidas às exigências legais.

 

A administração municipal está pautada em alinhar e estreitar os laços entre as partes, sempre respeitando a autonomia administrativa e financeira que fazem com que a UniFAI tenha a qualidade do seu corpo docente e mantenha qualidade de ensino, pesquisa e extensão.

 

Diante disso, o prefeito levou em consideração que em um processo democrático é de suma importância as instituições que trabalham paralelamente tenham os mesmos objetivos, que a confiança e os projetos tenham um alinhamento, visando unicamente o sucesso da instituição.

 

É fundamental que seja estreita e comunal a relação entre o chefe do Executivo e a reitoria, vez que o alinhamento de interesses incide sobre um plano de gestão efetivo. Um diálogo franco, em projeto elaborado ao longo dos meses, tem como único e fiel objetivo alavancar o sucesso da instituição.

 

Um exemplo é o projeto de integralização da saúde que já está em execução. O município já vem realizando reuniões, juntamente com a coordenadoria da UniFAI e gerência da Santa Casa, com os 10 municípios que abrangem a microrregião de saúde de Adamantina, evoluindo para uma parceria de integralização e regionalização da saúde.

 

A iniciativa já conta com o apoio do Governo do Estado de São Paulo e que a parceria entre Estado, Executivo Municipal, Legislativo, Santa Casa e Centro Universitário, trará benefícios para as equipes técnicas, alunos e principalmente a população, podendo oferecer mais serviços de saúde e consequente melhor qualidade de atendimento à população de Adamantina e região e a UniFAI tem papel fundamental neste contexto.

 

Além disso, foi observado ainda que o plano de gestão deve contemplar os demais cursos, em todas as suas áreas, considerando ser extremamente necessária uma administração que acompanhe a evolução tecnológica e as variantes que transformem os cursos em atrativos e eficientes na formação de seus alunos.

 

Sendo assim, a decisão do chefe do poder executivo destaca que o candidato Vagner Belo e seu vice Albanir Borrasca, desde o início vêm realizando uma importante construção de confiança com o chefe do executivo, primeiramente por conhecer e acompanhar a evolução dos projetos em execução em uma parceria do Executivo com a UniFAI, que se estende ao longo de anos, buscando uma gestão participativa, considerando que por diversas vezes foram realizados, a pedido dos candidatos, encontros e reuniões.

 

O prefeito ainda ressalta em sua decisão que o plano de gestão apresentado ao executivo além de ter uma efetiva execução do projeto em andamento ainda traz a expectativa de criação e inserção de novas práticas e ideias, que possam colaborar significativamente no oferecimento e melhoria dos cursos de graduação.

 

Em ofício encaminhado à Câmara, o prefeito aponta que os candidatos Vagner e Albanir apresentaram com melhor clareza seu plano de gestão e foram norteados pela realidade financeira e administrativa da entidade, com finalidade de mantê-la sólida ao longo do exercício, em especial neste momento delicado de pandemia, onde os projetos devem ser ambiciosos, mas focados na realidade em que se encontra a instituição, o município, o estado e o país.

 

“A UniFAI é uma instituição de suma importância para o município, levando em consideração o número de empregos que são gerados pela entidade com tantas famílias que dependem do seu equilíbrio administrativo e financeiro, a formação de novos profissionais em suas diversas áreas de atuação, fundamentais para Adamantina e região, podendo além disso, oferecer ao mercado de trabalho, profissionais habilitados e qualificados para enfrentar e superar os desafios da sociedade no século XXI”, finaliza Cardim. 

 

Fonte: Siga Mais

Compartilhe esta notícia

Ouça Ao Vivo

Apoio Cultural

As mais lidas de hoje

Apoio Cultural

As mais lidas da semana

Apoio Cultural

As mais lidas do mês