Rádio Life FM

A Enfermeira Marina Neubauer esclarece dúvidas sobre doação de sangue no programa ‘Saúde é o Interessa’

 

 

No programa ‘Saúde é o que interessa’ dessa quarta-feira (22), o Dr. Guilherme Bonadirman recebeu a Enfermeira Marina Neubauer, coordenadora do banco de sangue da Santa Casa de Adamantina, para falar sobre doação de sangue.

 

Marina falou sobre os requisitos para doar sangue relacionados a idade, peso e condições de saúde. Ela também falou sobre as restrições: “pessoas com doenças relacionadas ao sangue, portadores do vírus HIV, Chagas, Hepatite, Doenças crônicas e demais impedidores não podem doar, infelizmente”, acrescentou.

 

A enfermeira lembrou também que existem alguns impedimentos temporários como ter realizado viagens à determinadas regiões, ter feito tatuagem nos últimos 12 meses, micro pigmentação nos últimos 6 meses, mulheres gravidez, pessoas com doenças infecciosas ou que se vacinaram recentemente.

 

 

Todo o sangue doado é testado antes de ser usado. “Realizamos duas triagens antes da doação, a laboratorial e a clínica, e após a doação o sangue também é submetido a rigorosas testagens”, assegura Marina.

 

O banco de sangue de Adamantina atende toda a região. Por isso é tão importante a conscientização das pessoas para que doem sangue sempre que possível.

 

Marina lembra que o voluntário precisa tomar café da manhã antes de fazer a doação, pesar mais de 50 kg, apresentar documentos oficial com foto e, se fumante, não fumar no mínimo uma hora antes, além de gozar de boa saúde.

 

 

Se você atende os requisitos, procure o banco de sangue mais próximo e faça sua doação.

 

Em Adamantina, as doações acontecem na Rua Joaquim Luiz Viana, 209 , anexo a Santa Casa, das 07h15 às 11h00, de segunda à sexta-feira.

 

Mais informações pelo telefone: (18) 3502-2200 / ramal 276.

 

Para conferir o programa na íntegra, acesse:

Facebook

 

YouTube

 

Da Redação

Sair da versão mobile