9 de janeiro de 2019

NASF – AB realiza Projeto Cuidando do Cuidador

NASF – AB realiza Projeto Cuidando do Cuidador

 A Secretaria de Saúde, por meio do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB) idealizou o “Projeto Cuidando do Cuidador”.

A iniciativa que é gratuita contempla cinco encontros nos dias 14, 17, 21, 24 e 28 de janeiro a partir das 19h no Anfiteatro da Biblioteca Municipal de Adamantina. Os participantes que forem a todos os encontros receberão certificado.

O objetivo é voltar à atenção aos cuidadores locais entendendo as barreiras físicas, sociais e emocionais envolvidas no ato de cuidar.

“Queremos fornecer suporte especializado e qualificar os cuidadores na atenção domiciliar com suas respectivas competências e habilidades”, explica Lucinea dos Santos Lima, assistente social da equipe do NASF.

Ela afirma que por meio do projeto, a equipe quer destacar aspectos importantes entre a Equipe de Saúde e o cuidador; propiciando orientações sobre os cuidados aos pacientes em situações de dependência e também apresentar a legislação e estatutos relacionados ao cuidador e a pessoa cuidada.

“Portanto, torna-se essencial a abordagem multiprofissional, visando o avanço das práticas de saúde direcionadas a suprir da maneira mais efetiva possível as necessidades levantadas e desta forma, proporcionar maior qualidade de vida e reduzir a sobrecarga nos cuidadores como para quem é cuidado”, pontua.

A assistente social afirma que cuidar é mais que um ato, é uma atitude. “Representa uma ocupação, preocupação de responsabilização e de envolvimento afetivo com o outro, por isso contamos com a presença dos cuidadores”, convida.

Temas dos Encontros

 

1º Encontro – A assistente social, Lucinéa dos Santos Lima, falará sobre “Direitos dos cuidadores e Estatuto do Idoso” e a dentista Lívia Maluf Menegazzo dará “Orientações sobre higiene oral”.

2º Encontro – A fisioterapeuta Bruna Fernanda Françoso tratará sobre “A importância da fisioterapia no processo de envelhecimento: mudanças de decúbito, posicionamento adequado, transferências posturais e mobilidade” e a enfermeira Priscila Luperini trará como tema no encontro “Higienização (banho), troca de fralda, verificação da pressão arterial, controle glicêmico (dextro).

3º Encontro – A nutricionista Larissa Vieira abordará o tema “Cuidado Nutricional” e a fonoaudióloga Cristiane Thomé dará “Orientações fonoaudiológicas relacionadas à linguagem e deglutição”.

4º Encontro – O psicólogo Danilo do Nascimento Gonçalves abordará “Alzhmeimer e Depressão: um diagnóstico analítico e a importância da relação paciente/ cuidador” e o médico Jeferson Veronezi falará sobre “Senilidade e Alzheimer na atualidade”.

5º Encontro – A preparadora física, Analissa Haga, fará uma apresentação com o tema “Estímulo à prática de atividade física” e um representante do Corpo de Bombeiros ministrará uma palestra com o tema “Emergência no Domicílio”.

Compartilhe esta notícia