A Nasa, agência espacial dos Estados Unidos, revelou na quarta-feira (9) os 18 astronautas – nove homens e nove mulheres – que farão parte do programa Artemis. O lançamento planejado para acontecer em 2024 levará uma mulher à Lua pela primeira vez e inicia o projeto de estabelecer uma base permanente no satélite.
Os nomes foram anunciados pelo vice-presidente americano, Mike Pence, após a oitava e última reunião do Conselho Nacional do Espaço, no Centro Espacial Kennedy, em Cabo Canaveral, no estado da Flórida.
“É realmente incrível pensar que o próximo homem e a primeira mulher na Lua estão entre os nomes que acabamos de ler e podem estar na sala agora mesmo”, declarou Pence.
De acordo com a Nasa, a lista de astronautas tem uma “ampla gama de formação, conhecimento e experiência”. Será desse grupo que serão selecionados o homem e a mulher que pousarão na Lua em quatro anos.
A apresentação incluiu cinco astronautas que fazem parte da equipe com a qual os EUA continuarão o trabalho das históricas missões Apollo, que chegaram à Lua há 50 anos.
Esses cinco eram o hidrogeólogo Joe Acaba, de 53 anos; o piloto de testes da Marinha dos EUA Matthew Dominick, de 39; a engenheira aeroespacial e militar do Exército Anne McClain, de 41; a bióloga marinha e filósofa Jessica Meir, de 43; e a geóloga Jessica Watkins, de 32 anos.
Os outros membros da equipe de 18 astronautas são: Kayla Barron (33 anos), Raja Chari (43), Victor Glover (44), Woody Hoburg (35), Jonny Kim (36), Christina Koch (41), Kjell Lindgren (47), Nicole Mann (43), Jasmin Moghbeli (37), Kate Rubins (42), Frank Rubio (44), Scott Tingle (55) e Stephanie Wilson (54).
O programa Artemis
O programa Artemis, batizado com o nome da irmã gêmea da Apollo, está programado para começar a enviar missões robóticas em 2021, seguido por missões tripuladas do Artemis II, que orbitarão o satélite da Terra em 2023.
Pence agradeceu ao presidente americano Donald Trump “por renovar a liderança americana no espaço”.
A Nasa planeja selecionar os membros da tripulação do Artemis II a partir de 2021, e posteriormente os do Artemis III, que serão os que vão pousar na Lua em 2024.
Durante a reunião, Pence também anunciou que a Estação da Força Aérea de Cabo Canaveral se tornará a Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral e que a Base da Força Aérea Patrick se tornará a Base da Força Espacial Patrick.
O governo dos EUA definiu a Força Espacial como o sexto ramo das Forças Armadas americanas. Os outros são a Força Aérea, o Exército, a Armada (Navy), o Corpo de Fuzileiros Navais (Marines) e a Guarda Costeira.
Fonte: R7