A exposição “Mulheres em Evidência – Essência da Vida”, da Pró-Reitoria de Extensão do Centro Universitário de Adamantina em parceria com a Rede de Combate ao Câncer, está aberta para visitação no Marília Shopping até o dia 26 de outubro.
De 27 de outubro a 3 de dezembro, a exposição estará aberta no Centro Cultural Matarazzo, em Presidente Prudente.
“O projeto surgiu durante a campanha Outubro Rosa, em 2022, quando tivemos a ideia de fotografar mulheres que estavam em tratamento ou que já tinham superado a doença. Para isso, foi feita uma parceria maravilhosa com empresas da cidade, como Clariá e Arezzo, que vestiram as participantes. Foi uma oportunidade também para os alunos colocarem seus conhecimentos em prática: os estudantes de Publicidade e Propaganda, orientados pela jornalista e fotógrafa Maila Alves, fizeram as fotos no estúdio do Centro Universitário e as alunas de Tecnologia em Estética e Cosmética ficaram com a parte de maquiagem, coordenadas pelas professoras Damaris Suelen Vitorino de Souza e Tamiris Helena Boton. Também fizemos um calendário com as fotos. Observar as reações das participantes ao se verem ali não tem preço. É um projeto idealizado com muito carinho e futuramente teremos mais novidades”, comenta a pró-reitora de Extensão, Prof.ª Dra. Liliana Martos Nicoletti Tóffoli.
A presidente da Rede de Combate ao Câncer, Roseli Lozano Godoy, destaca que a iniciativa elevou a autoestima das participantes. “Só quem passou ou tem alguém próximo sabe como é difícil a doença, desde a fase inicial até o pós, principalmente para as mulheres, já que o tratamento agressivo mexe muito com a autoestima. Esse projeto é muito importante neste sentido, além de ter mostrado o potencial dos alunos. Ficou maravilhoso, realmente digno de uma exposição especial”, comenta.
“Mulheres em Evidência é um projeto realizado por muitas mãos, e que busca levar conscientização e esperança por meio das fotografias de 12 mulheres extremamente corajosas. Estar na presença dessas mulheres no desenvolver das obras foi algo extremamente gratificante para toda a equipe envolvida. A fotografia tem o poder de transmitir mensagens, sentimentos e gerar conexões. Espero que a exposição possa tocar o público assim como tocou a todos os envolvidos no projeto”, salienta Maila Alves, jornalista e artista fotográfica, responsável pelo desenvolvimento e orientação na captação das imagens.
A coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda, Prof.ª Dra. Ieda Cristina Borges, ressalta que o projeto, além de fomentar a conscientização, também tem como objetivo valorizar a vida. “É uma ressignificação do Outubro Rosa na perspectiva do dia a dia, pensando na qualidade e na essência da vida da mulher, representando o universo feminino que passa por esse momento. Poder fazer parte da vida delas, evidenciando-as, nos enriquece muito. Todos estão convidados a prestigiar”, diz.
A coordenadora do curso de Tecnologia em Estética e Cosmética, Prof.ª Ma. Fernanda Blini Marengo Malheiros, destacou o sucesso do trabalho. “A vida é um presente de Deus que devemos agradecer a todo momento. Participar com estas mulheres fortes e com histórias incríveis fez toda a diferença e foi muito gratificante. O sucesso deste trabalho foi possível pela garra, perseverança e força delas. O curso de Tecnologia em Estética e Cosmética estará sempre à disposição”, afirma.
“Participar do projeto foi uma experiência enriquecedora, de muita troca, afeto e cuidado, onde produzimos e embelezamos com maquiagem, cabelo e massagem as participantes. Foi uma vivência única, que gerou uma gratidão mútua entre as mulheres, alunos e professores”, pontua a professora do curso de Tecnologia em Estética e Cosmética, Prof.ª Esp. Damaris Vitorino.
A aluna de Publicidade e Propaganda Maressa Raissa conta que fotografar as participantes foi inesquecível. “Sou grata à instituição por ter me proporcionado este momento tão enriquecedor, tanto para a jornada acadêmica quanto para a vida. É de extrema importância para nós, alunos, colocarmos em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula. Quando recebemos essa missão, ficamos logo animados”, conta.
“Cada rosto, cada olhar tem uma história a retratar. São mulheres de garra, força, persistência e principalmente fé. Cada uma com sua história de vida e sua forma de enfrentá-la, foram e são um exemplo para nós. Obrigada por nos permitir participar da história de cada uma!”, afirma a aluna do 5º termo do curso de Tecnologia em Estética e Cosmética, Natália Eredia Vansan.
Por Jéssica Nakadaira