12 de setembro de 2020

Mulher de 69 anos é o terceiro caso confirmado de leishmaniose visceral em ser humano neste ano em Presidente Prudente

Mulher de 69 anos é o terceiro caso confirmado de leishmaniose visceral em ser humano neste ano em Presidente Prudente
Mosquito-palha é o transmissor do protozoário da leishmaniose em áreas urbanas — Foto: James Gathany/CDC

A Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM) confirmou nesta sexta-feira (11) o terceiro caso deste ano de leishmaniose visceral americana em ser humano, em Presidente Prudente. A doença foi registrada em uma mulher de 69 anos moradora da Vila Cláudia Glória. Segundo a VEM, ela está bem, porém internada, uma vez que o tratamento contra a doença é feito em ambiente hospitalar.

Com a confirmação autóctone, ou seja, contraída em Presidente Prudente, o órgão municipal informou que a equipe já foi ao bairro para identificar a área em que será realizado o manejo ambiental, previsto para 16 quadras ao entorno do endereço em que o caso foi confirmado.

Segundo a Prefeitura, o serviço deverá ser executado entre as ruas Aimorés, Maria Aparecida, Rui Barbosa e Elias João Naufal.

Além do trabalho orientativo, a Vigilância Epidemiológica informou que na próxima semana, o manejo ambiental deverá contar com apoio de caminhão para que seja recolhida toda matéria orgânica devidamente ensacada que os moradores depositarem nas calçadas das residências.

Posteriormente à realização do manejo ambiental, deverá ser promovida a borrifação, cujo trabalho é agendado previamente, uma vez que é necessário entrar nos imóveis para borrifar o inseticida na parte interna e externa da residência.

Já ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) caberá o inquérito sorológico, cuja ação consiste na coleta de sangue de todos os animais que residem na casa em que houve a confirmação no humano para verificar se eles também têm a doença, bem como ao entorno da residência, segundo a Prefeitura.

Compartilhe esta notícia

Ouça Ao Vivo

Apoio Cultural

As mais lidas de hoje

Apoio Cultural

As mais lidas da semana

Apoio Cultural

As mais lidas do mês