Em 1977, comemorava-se o trigésimo aniversário do MASP- Museu de Arte de São Paulo-. Como parte das celebrações, o jornalista Leon Cakoff foi convidado por Pietro Maria Bardi, diretor do Museu, a organizar um evento especial no mês de outubro. Cakoff optou por organizar um festival de cinema. Por carta, cinquenta e duas embaixadas e consulados de países estrangeiros foram convidados para participar. A partir do dia 16 de outubro, foram apresentados nos auditórios do MASP vinte e cinco filmes de dezesseis países.
A Mostra, organizada por Cakoff trazia algumas novidades em sua organização. Certamente, a maior de todas era o voto do público. Apesar de ser um evento não competitivo, a Mostra de São Paulo concedeu aos espectadores o direito de dar uma nota aos filmes assistidos. Isso era uma novidade em termos de festivais de cinema e extremamente simbólico no cenário político do Brasil, país que estava há 13 anos sob um regime militar ditatorial e que desde 1960 não realizava eleições diretas para presidente da República.
De lá pra cá a Mostra, hoje em sua 46 edição, foi crescendo em publico e, principalmente, em quantidade e qualidade de filmes apresentados, mais de 300 este ano, e mesmo após a sua morte, Renata Almeida, sua companheira, prossegue na produção e organização e, o evento, sempre em outubro, é um dos mais significativos do cenário cultural paulistano.
A Mostra é uma viagem global pelo universo cinematográfico trazendo participantes e vencedores de diversos festivais internacionais como o de Cannes, Veneza, Berlim, Locarno e Toronto.
Como cinéfilo inveterado, assisto a uma média de 40 filmes durante o período de realização e testemunho o conceito vanguardista e até disruptivo da Mostra que, esse ano tem filmes de realidade virtual, filmes on line , sempre com a presença dos diretores e atores que, muitas vezes, nas sessões, respondem criticas e duvidas do público presente.
A Mostra, este ano, vai até 3 de novembro e quem vier para São Paulo terá oportunidade de assistir trabalhos que, dificilmente entram no circuito comercial apesar de premiados lá fora. No site 46.mostra.org você confere salas de exibição, datas e horários dos filmes e pode até comprar ingressos. Imperdível para os amantes da sétima arte.
Jornalista: Eduardo Fonseca
Fotos: Eduardo Fonseca