17 de outubro de 2019

Ministério da Saúde aprova readequação do prédio da UPA para funcionamento do CIS em Adamantina

Ministério da Saúde aprova readequação do prédio da UPA para funcionamento do CIS em Adamantina

Em despacho publicado nesta quarta-feira (16), pelo Ministério da Saúde e assinado pela diretora do departamento de economia da saúde, investimentos e desenvolvimento, Maria Eridan Pimenta Neta, a Prefeitura de Adamantina conseguiu a readequação do prédio da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para uma policlínica. Agora, funcionará no local o Centro Integrado de Saúde (CIS).

A readequação foi aprovada tendo como embasamento a nota técnica 78/2019-CQIS/CGES/DESID/SE/MS publicada em julho e que foi baseada em toda a documentação encaminhada pelo município.

A Coordenação Geral de Atenção Especializada – CGAE/DAET verificou que foi apresentado como justificava para a alteração solicitada os seguintes esclarecimentos: a Prefeitura de Adamantina informou que não dispõe de viabilidade financeira para arcar com os custos para a abertura e manutenção de uma UPA e para alteração do objeto de Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Porte I para a instalação de uma Policlínica, a Prefeitura encaminhou a aprovação pelo Conselho Municipal de Saúde, pela Comissão Intergestores Regional e pela Comissão Intergestores Biparte.

De acordo com a documentação complementar encaminhada como resposta a Secretaria Municipal de Saúde de Adamantina, a coordenação-geral de atenção básica verificou também que haverá a transferência do Centro de Integrado de Saúde – CIS – registrado no CNES nº2083663, para o imóvel construído como Unidade de Pronto Atendimento UPA Porte I e essa é uma solicitação que atende o parecer técnico.

A publicação ocorre após visita do prefeito Márcio Cardim e do deputado federal Enrico Misasi ao Ministério da Saúde em Brasília.

“Após muita luta conseguimos liberar esse espaço que a partir de agora possibilitará o atendimento dos munícipes sem que seja preciso pegar a estrada rumo a Marília e Tupã. Esse trabalho é fruto do esforço também do secretário de saúde, Gustavo Taniguchi Rufino e toda a sua equipe para que toda a documentação fosse aprovada em todos os conselhos”, afirma o prefeito.
No local, foram investidos em torno de 80 mil reais em recursos próprios para a adequação do espaço.

No CIS, os munícipes terão acesso aos serviços de fisioterapia, nutrição, psicologia, fonoaudiologia, pediatria, cardiologia, infectologia e ginecologia e obstetrícia prestados pelos profissionais da Prefeitura.

Os alunos de medicina da UniFAI em regime de internato atenderão nas especialidades de oftalmologia, reumatologia, cardiologia, neurologia, dermatologia, endocrinologia, ortopedia, gastroenterologia e moléstias infecciosas. Já no período das 17h30 às 20h de terça, quarta e quinta-feira funcionará o ambulatório de alergias, obesidade e gestantes de alto risco.

 

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE ADAMANTINA
Jornalista Natacha Dominato

Compartilhe esta notícia