26 de junho de 2023

MÍDIA PROVINCIANA: UMA REFLEXÃO!

MÍDIA PROVINCIANA: UMA REFLEXÃO!
Sérgio Barbosa

 

“É provinciano, mas Provinciano do bom, aquele que está nos hábitos do seu meio, que sente as realidades, as necessidades do seu meio. Esse sente as excelências da província. Não tem vergonha da Província- tem é orgulho!” (Manuel Bandeira)

 

Sérgio Barbosa (*)

 

Depois, dizem, do “vendaval vem a bonanza”, assim, após as eleições em terras provincianas as coisas ainda estão longe de um final feliz, até mesmo, para os eleitos pelo voto popular em tempo de democracia com suas MENTES MEDÍOCRES…

Neste caso específico, a mídia tem proporcionado um “show de babaquices” em temas afins aos seus interesses particulares, deixando de lado, como sempre, a comunidade local e regional em tempo de PÓS-GLOBALIZAÇÃO MIDIÁTICA…

A camuflagem midiática é a proposta diária veiculada pela mídia ao seu público alvo, criando condições pré-fabricadas como afirmou o pensador do outro e deste tempo, Noam Chomsky, quando escreveu sobre o denominado “consenso fabricado”, desta forma, tudo fica na mesmice de sempre, atendendo neste caso, apenas aos interesses desta ou daquela mídia neste TEMPO NOVO TEMPO…

O tempo, afirmou outro pensador do outro tempo, “é o senhor da razão”, assim, cada qual, deve ser o juiz frente às notícias veiculadas pela mídia local e regional, portanto, o receptor deve saber separar o “joio do trigo”, porém, nesta pauta, o jornalista, diga-se de passagem, profissional diplomado, fica sempre com o “joio” e não com o trigo.

Debateu-se no passado, a criação ou não do CFJ-Conselho Federal de Jornalismo, porém, muitos precaretas, isso é, uma junção de “precários com picaretas”, bem como, APOIO dos denominados GRANDES VEÍCULOS de IMPRENSA em nível nacional, movimentos e outros contrários CFJ e ponto quase final…

Porém, faz-se necessário a REFLEXÃO CRÍTICA como primeiro passo visando a tomada de posição no mercado de trabalho, ainda mais quando o País do faz de conta continua PATINANDO em suas próprias contradições em nível glocal, do global para o local…

A PROVÍNCIA DO FAZ DE CONTA não é a mesma depois das eleições que ocorreram no ano passado, tendo em vista que as denominadas MENTES MEDÍOCRES , além do PINÓQUIO PROVINCIANOS e sua cambada de ALOPRADOS/AS, se colocam acima do BEM e do MAL, talvez, mais para os lados do BOM e do MAU…

Portanto, faz-se necessário estar em conexão com as mudanças no País do faz de conta pós-eleições para todos/as os/as ELEITOS/AS nas áreas FEDERAL e ESTADUAL, todavia, na esfera PROVINCIANA, ou seja, MUNICIPAL, tudo indica que muita ÁGUA, ainda, vai passar nesta PONTE DOS ACORDOS nada SIMBÓLICOS…

A profissionalização da mídia deve ser pautada pela crítica frente aos FATOS do momento, não se pode PRESSIONAR isto ou aquilo, ainda, deixar que o mesmo seja levado pelo sabor das neuroses do MERCADO ORGANIZACIONAL, assim, tudo acaba ficando no tal DITO pelo NÃO DITO…

Entendo que a formação acadêmica é necessária para uma reflexão midiática contemporânea, ou seja, não se pode mais ficar em compasso de espera, quem sabe, esperando pela PÓS-GLOBALIZAÇÃO em tempo de IA-INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL, desta forma, a questão em pauta é a seguinte nesta PROV´NCIA DO FAZ DE CONTA, a saber: COMO FAZER PARA ESTAR MARCANDO PRESENÇA NESTE NOVO TEMPO NOVO?

QUEM SOBREVIVER VAI SABER…

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(*) Jornalista diplomado.

e-mail: [email protected]

 

 

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