Memória, Cultura e Igreja no Pauta Aberta

Chiquinho Toffoli
“Quem se submeter à soberania de Deus não permite exclusivismo na liderança, mas convida outros para assumirem responsabilidades como os demais.” (Helgir Girodo)
“Do novelo emaranhado da memória, da escuridão dos
nós cegos, puxo um fio que me aparece solto. / Devagar o liberto, de medo que se desfaça entre os dedos. / É um fio longo, verde e azul, com cheiro de limos,
e tem a macieza quente do lodo vivo. / É um rio. / Corre-me nas mãos, agora molhadas. (José Saramago)
Da redação.
Todas as pessoas possuem suas recordações que são traduzidas como “memórias”, bem como, “lembranças” e outras, todavia, como disse o poeta do outro tempo deste tempo, “recordar é viver”.
Neste contexto atual, ou seja, quando tudo e todos/as estão envolvidos de um jeito ou de outro com o avanço da tecnologia, bem como, das denominadas “plataformas digitais”, faz-se necessário estar em sintonia as relações humanas.
Porém, as preocupações com os desencontros mediados pelas necessidades de si mesmo/a, acaba proporcionando novos desafios em tempo de pós-globalização midiática.
Memória, Cultura e Igreja
Temas e temáticas relacionadas com as áreas da Cultura afins aos interesses proporcionados pela Memória, também, o envolvimento com a Igreja Católica em Adamantina, trouxeram ao Pauta Aberta, CHIQUINHO TOFFOLI nesta quinta-feira, 3 de julho.
Portanto, deve-se destacar que foram momentos de muitas recordações familiares, tendo em vista as décadas que CHIQUINHO viveu e continua vivendo em sua cidade natal.
Também, desenvolveu outras atividades por aqui, entre quais, como “bancário” e “empresário” na área imobiliária, isso sem deixar de lado a participação no famoso grupo que foram os AMIGOS DA CULTURA nos bons e velhos tempos do CINE SANTO ANTÔNIO de Adamantina.
A participação em eventos realizados com promoção da Igreja Católica em nível regional, entretanto, especificamente com a “Paróquia Santo Antônio de Pádua” nestas últimas décadas, acabaram proporcionando momentos sublimes de dedicação em nome da “causa do Senhor”, fizeram de CHIQUINHO TOFFOLI uma marca mais do que registrada na divulgação da proposta religiosa do Catolicismo no cenário adamantinense.
Neste cenário que envolve o convidado do Programa, torna-se necessário o registro que CHIQUINHO é irmão do Radialista e jornalista, JOSÉ MÁRIO TOFFOLI (Zé Mário), ainda, “tio” do saudoso, WILLIAN TOFFOLI (in memoriam), um dos idealizadores da Rádio Comunitária LIFE FM de Adamantina.
Equipe, parceria e apoios
Para dar suporte as atividades desenvolvidas pelo PAUTA ABERTA, faz-se necessário contar com a Equipe de apoio: JAQUELINE ALVES e CRIS ALLYSSON (trabalhos técnicos, edição de áudio, divulgação e fotografia); GILSON LEANDRO (Assessoria, divulgação e fotografia); LÚCIA PRADO (Direção) e JOÃO CÉSAR PRADO (jornalista Responsável).
As apresentações do programa são de responsabilidade do Jornalista diplomado, SÉRGIO BARBOSA (seb@r).
O PAUTA ABERTA conta com o apoio cultural da ESPAÇO ROCK STORE que comercializa diversos itens, tais como: “camisetas personalizadas, botons, colares, esculturas, quadros, cerâmicas, canecas, chaveiros, capim dourado e acessórios”.
Contatos: (18) 99707.9175 com PAULO ou facebook/rock-store ou @espacorock
Também, a chancela institucional e cultural da CÁTEDRA UNESCO/UMESP DE COMUNICAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO REGIONAL, bem como, parceria na divulgação do Programa na plataforma do Site ADAMANTINA NET.