26 de abril de 2023

Medicina Veterinária do Centro Universitário de Adamantina promove Dia de Campo 2023

Medicina Veterinária do Centro Universitário de Adamantina promove Dia de Campo 2023
Em sua 14ª edição, atividade integra requisito da disciplina de Extensão Rural

O curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário de Adamantina promoverá nos dias 10 e 11 de maio o 14º Dia de Campo. Este ano, os temas apresentados serão em três grandes áreas: pequenos animais, selvagens e de grande porte.

Aberto à população que trabalha ou se interessa pela área, o evento será realizado por uma comissão organizadora composta pelos estudantes do 9º termo no auditório Miguel Reale, Câmpus II, dia 10, e no clube de campo da Cooperativa Agrícola Mista de Adamantina (Camda), dia 11.

“Na categoria pequeno porte terá palestras sobre eficácia e segurança para cães, métodos de diagnóstico para Leishmaniose Visceral Canina e medicina felina. Em animais selvagens, a temática será sobre zoológicos e clínica de pets não convencionais e em grande porte será sobre guia de trânsito animal, reabilitação equina, IATF em bovinos e transferência de embriões. Os palestrantes são os melhores da área, além da participação de egressos da instituição e estudantes da disciplina”, afirma a comissão organizadora responsável pelo evento.

O coordenador do curso de Medicina Veterinária, Prof. Dr. Alexandre Wolf, conta que o Dia de Campo do curso nasceu como uma “simples” atividade da disciplina de Extensão Rural, sob responsabilidade e orientação da Prof.ª Dra. Jaqueline Haddad Machado, mas que vem crescendo “e tomando corpo de um evento fundamental para o curso e nossa instituição”, explica o docente, que cita o interesse comercial das empresas privadas, para a participação do evento por meio de doações e apoio logístico, “tornando este evento grandioso e concreto, possibilitando a vivência real desde a elaboração até sua execução com network necessário”.

Conforme a professora Jaqueline, idealizadora e responsável pelo evento, o objetivo primário é fazer com que os estudantes sejam capazes de planejar, elaborar, treinar, delegar, executar, monitorar e gestar um evento, “administrando conflitos com soluções estratégicas de uma maneira organizacional e empresarial. No quesito gestão de pessoas, aprendem a trabalhar em equipe”. Já o objetivo geral é trazer capacitação teórico-prática sobre assuntos relacionados à Medicina Veterinária.

“Em mais este evento maravilhoso, fica a gratidão por todo o esforço e dedicação da professora Jaqueline e dos estudantes do 9º termo da Medicina Veterinária, e as empresas que tanto incentivam e apoiam estas atividades de capacitação e disseminação de conhecimento”, finaliza.

Programação

Dia 10 de maio, uma quarta-feira, pela manhã, das 8h às 8h40, a médica veterinária Thaís Tiveron irá ministrar sobre “Terapias modernas e inovadoras na medicina veterinária: eficácia e segurança para cães”.

Das 8h40 às 9h, os estudantes Isabela Zanetti, Gabriel Clapis e Yoran Ferraresi irão palestrar a respeito das “Áreas na medicina veterinária em animais de pequeno porte”.

Das 9h às 9h30 haverá intervalo e das 9h30 às 10h sorteios. Das 10h às 11h, o médico veterinário Felipe Soares ministrará palestra sobre Medicina Felina.

Das 11h às 12h, os profissionais Edenilson Doná Frigério e Amanda Garcia Bezerra irão apresentar sobre Métodos de diagnóstico para Leishmaniose Visceral Canina.

No período da tarde, a temática “Clínica de pets não convencionais” será ministrada pelo médico veterinário Diego Alaska das 14h às 15h.  Das 15h30 às 16h30, Erica Pellosi abordará sobre Zoológico. Das 16h30 às 16h50, o tema a ser apresentado pela estudante Aline Pessoa Pardini será “Áreas de atuação do médico veterinário de animais selvagens”. Das 16h50 às 17h haverá os agradecimentos e a finalização do primeiro dia.

Dia 11 de maio, uma quinta-feira, o tema da palestra das 8h às 9h será Atualidades na Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF), a ser ministrada por Miguel Ângelo Garcia Moreira. Das 9h às 10h haverá sorteio e intervalo. Na sequência, das 10h às 10h30, a estudante Ana Beatriz M. Diniz falará sobre Transferência de embrião em equinos.

Das 10h30 às 11h30, a médica veterinária Ana Carolina Assunção, irá apresentar sobre Guia de trânsito animal: mormo, anemia infecciosa e as novas diretrizes. Das 11h30 às 12h, as profissionais Andressa Filaz e Bianca Pitol ministrarão sobre Microchipagem animal.

Das 14h às 15h, Julia Giampietro abordará o tema Fisiatria e reabilitação equina. Das 15h às 16h haverá competição de touro mecânico e intervalo para lanche. Na sequência, das 16h às 16h30, a estudante Mariana Santim irá ministrar sobre Transferência de embrião em bovinos. Das 16h30 às 18h haverá encerramento com show de Rafaela Bordini.

 

Por Priscila Caldeira

Colaborou: Prof. Dr. Alexandre Wolf

Compartilhe esta notícia